Dicas

O verão e os cuidados com a pele

- Por Isabela Guedes
verão

Quando estamos em pleno verão, a estação do ano em que o sol está mais forte e nós também acabamos nos expondo mais ao calor e a água do mar ou da piscina. Por isso, os cuidados com a pele – que, claro, devem ser feitos o ano inteiro – precisam ser redobrados nesse período. Preparamos algumas dicas para que você aproveite a estação mantendo sua pele bonita, saudável e sem danos.

Hidrate-se!

verão
Fonte: Unsplash

A palavrinha mágica da pele perfeita é “hidratação”. E ela começa de dentro para fora, ou seja, é preciso beber muita água mineral, sucos naturais e água de coco. A ingestão desses líquidos proporciona diversos benefícios, entre eles o de deixar a sua pele mais saudável e bonita. No verão, perdemos muita água em forma de suor por causa das altas temperaturas, por isso precisamos repor.

Além da hidratação interior, é importante também hidratar a superfície da pele. Um bom creme hidratante faz toda diferença. Só é preciso combinar o produto escolhido com o seu tipo de pele (oleosa, mista, normal). Outra boa dica é borrifar água termal no rosto, pelo menos, três vezes ao dia.

Esfoliação

Renovar a pele e deixar que células mortas abram espaço para células novinhas é outro processo importante no cuidado com a pele. Para isso, tenha o auxílio de um bom esfoliante. Para mãos e rosto, use um produto específico para cada local. Esta é a única dica que não se deve fazer todo dia. Esfoliações constantes podem machucar a sua pele, a sugestão é que você faça a cada 15 dias.

Utilize água fria

Quem nunca ouviu falar que água quente faz mal para a pele? E essa é uma daquelas tradições antigas que é verdade. A água quente resseca a pele, pois retira a camada de gordura que serve de proteção natural. Por isso, a dica é tomar banhos frios ou mornos de curta duração (entre 10 e 15 minutos). Os banhos muito demorados também fazem mal à pele, além de prejudicar a natureza com o gasto excessivo de água, não é mesmo?

verão
Fonte: Unsplash

Acerte na maquiagem

Nesta época do ano, até para se maquiar é preciso ficar atenta. Por conta do calor, é supernormal que a sua pele fique mais bronzeada, por isso pode ser que usar a base que você já está acostumada não dê certo. Também é comum a make “derreter” por causa do suor. Para resistir ao clima quente, é preciso investir em produtos especiais que ajudem a preservar a produção. Uma dica simples é ter lenços umedecidos na bolsa para ajudar a diminuir o brilho excessivo da pele e usar pó compacto para fazer os retoques.

Proteja-se!

O uso do protetor solar é a dica mais comum, mas não a menos importante. O produto deve ser utilizado todos os dias – não só no verão -, em todas as partes do corpo que ficam expostas ao sol e ter o fator de proteção mínimo de 30. O ideal é que se tenha um produto específico para o rosto e outro para as demais partes do corpo.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?