Escolha uma Página

Quando você pensa em cuidar da saúde, você lembra dos cuidados com as unhas para transformá-las em unhas saudáveis? Pois é, além de se preocupar com a cor do esmalte ou com as cutículas, algumas ações ajudam a manter a unha saudável e são bem simples de seguir.

Hidratação

unhas saudávveis
Fonte: Unsplash

Parece meio clichê falar sobre a importância de beber bastante água, mas é a mais pura verdade. Um corpo bem hidratado influência na saúde das unhas, sabia? Além de deixá-las fortalecidas, as cutículas ficam menos ressecadas.

Além da hidratação pela água, você pode apostar nos hidratantes de mão. No dia a dia, toda água que está nas camadas da pele e da unha vai evaporando, o que causa ressecamento.

Isso acontece com menos intensidade se você passar hidratante regularmente.

Uma esfoliação a cada duas semanas também vai ajudar bastante e nesse caso, faça com a unha sem esmalte.

Cera nutritiva

Você já ouviu falar das ceras nutritivas? Elas podem ser usadas por cima do esmalte, são feitas à base de óleo e ajudam na hidratação da cutícula.

Óleo fortalecedor

Um produto fácil de achar e que pode fazer toda diferença é o óleo fortalecedor. Ele vai estimular a criação de queratina, o que vai deixar as unhas saudáveis menos quebradiças e fracas. Na hora de usar, aplique por baixo do esmalte.

Unhas amarelas

Você já teve a impressão que a unha está ficando amarela? É comum dizerem que é por conta do uso contínuo de esmalte. Bom, não é uma completa mentira.

É sempre bom intercalar as cores do esmalte, pois as mais escuras colaboram com essa alteração da cor natural da unha, mas coisas como exposição solar e resíduos de óleos e cremes corporais, também amarelam as unhas.

Para evitar, além de intercalar as cores e, de vez em quando, dar uma pausa entre um esmalte e outro, você pode apostar nas bases impermeabilizantes. Assim, deixando suas unhas saudáveis.

Faça as unhas regularmente

Assim como o cabelo se fortalece toda vez que é cortado, as unhas também. O indicado é fazer uma vez por semana. Além disso, pelo menos uma semana no mês deixe elas sem esmalte, isso vai ajudar a restaurar a unha.

Coma gelatina

Parece uma dica estranha, mas comer gelatina vai ajudar a manter as unhas saudáveis. Elas ajudam na formação de colágeno, que está presente na unha.

Viu, cuidados também podem ser uma delícia.

Cutículas

Retirar a cutícula é bem comum, ainda mais para quem tem o costume de fazer a unha no dia a dia. No entanto, não é o recomendado pelos dermatologistas. O ideal seria empurrar a cutícula, mas deixá-las lá, pois elas protegem a unha de fungos e bactérias.

Escolha de cosméticos

unhas saudávveis
Fonte: Unsplash

Existem muitas opções de cosméticos para a unha, como saber qual é mais seguro? Você pode verificar o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), isso dá uma garantia maior do controle de qualidade.

Além disso, uma dica importante sobre produtos usados na unha é trocar a acetona pelo removedor de esmalte, pois a primeira retira as camadas de queratina da unha e deixa ela mais fraca e quebradiça.

Evite roer as unhas

Parece óbvio, mas roer as unhas não é uma boa ideia. Além de prejudicá-las, causando bactérias e deformidades, pode causar lesões na boca, dedos e até mesmo no aparelho digestivo.

Para quem tem o costume, pode ser difícil parar, mas é um esforço que vale a pena.

Kit manicure

Quando for à manicure, leve seus próprios materiais, como alicate, cortador de unha, etc. O contato com sangue enquanto a unha está sendo feita é comum e se o material estiver infectado, pode ocorrer a contaminação por hepatite C, então, aposte no kit pessoal.

Algumas coisas citadas podem parecer besteira, mas não são. A unha é parte do nosso corpo e merece ser cuidada assim como todo o resto.

Se isso vai exigir uma semana sem esmalte, tudo bem, nesses dias aposte ainda mais nos anéis e você vai continuar arrasando!

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas