Escolha uma Página

Existem diferentes tipos de tratamentos estéticos para a pele e com tanta variedade muitas mulheres costumam ficar na dúvida entre qual opção escolher para alcançar um bom resultado.

O primeiro passo é consultar um(a) dermatologista e passar seu objetivo principal para ele (acabar com acne, manchar, rugas, etc), ele(a) analisará sua pele e indicará o melhor tratamento. Tanto dermatologistas como profissionais de estética estão habilitados à aplicar laser, peelings e outros dermotratamentos. Porém, sempre tome cuidado e procure um profissional de confiança.

Para dar uma base e sanar as dúvidas da maioria das mulheres apontei dois tipos de tratamentos estéticos eficazes para pele, suas funções e diferenças. A maior parte do texto é baseada na minha própria experiência.

Luz pulsada

tratamentos estéticos
Fonte: Pixabay

A luz pulsada é um dos tratamentos estéticos não-invasivo que tem o objetivo de amenizar manchas, sardas, rugas e a flacidez da pele. 

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é gerada por um aparelho específico que produz calor na pele e atinge diferentes alvos:

  • A melanina – que, em excesso, causa sardas e manchas;
  • Os vasos sanguíneos – no caso, os microvasos da face e colo principalmente;
  • E o colágeno – para tratamento de flacidez e linhas de expressão

A Luz Pulsada possibilita o tratamento de várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento, em diversas áreas do corpo como face, dorso das mãos, colo e pescoço. 

O que permite que a LIP trate diferentes problemas é sua amplitude de comprimento de ondas, que atingem diferentes profundidades da pele. 

O tratamento está indicado para pessoas com fototipos I (cútis branca muito sensível), II (cútis branca pouco sensível) e II (cútis morena clara). Tonalidades mais escuras têm maiores chances de complicações, pois a melanina, em maiores quantidades, pode absorver o feixe luminoso.

Geralmente, para se obter o máximo de eficácia nos tratamentos estéticos de manchas, sardas e vasos sanguíneos aparentes são recomendadas quatro sessões em média, mas é comum observarmos os resultados desde a primeira aplicação. Para o tratamento de rugas e flacidez, é preciso estimular o colágeno, o que demanda mais tempo.

tratamentos estéticos
Fonte: Pixabay

Consequentemente os resultados aparecem com mais tempo e podem ser necessária até seis sessões de Luz Intensa Pulsada.

O intervalo entre as sessões pode variar, mas a espera de 21 a 30 dias costuma ser suficiente.

Após as sessões a pele costuma ficar levemente avermelhada e depois de algumas horas normalmente acontece uma leve descamação.

Porém os efeitos são geralmente leves, nada que impeça as atividades normais (trabalhar, estudar, etc).

Lembrando que qualquer tratamento dermatológico precisa de fotoproteção para que os resultados sejam mantidos. Está indicado o uso de protetor solar com fator de proteção mínimo de 30, com reaplicação a cada três horas, além de evitar a exposição solar no período das 10 as 16 horas.

Dermaroller

O Dermaroller é um aparelho indicado para tratamentos estéticos dermatológicos. Trata-se de um cilindro incrustado de microagulhas muito finas, cujos tamanhos variam, de acordo com a necessidade. O principal uso do aparelho é estimular a produção de colágeno, através das microlesões provocadas pelas microagulhas na pele. 

Cada “furinho” será preenchido por um novo tecido. Como são milhares deles, toda a área tratada será beneficiada. Por uma reação de defesa do organismo, as células epiteliais passam a se multiplicar, e consequentemente, renovam os tecidos da região tratada, deixando a pele mais uniforme, rejuvenescida e bonita.

tratamentos estéticos
Fonte: Pixabay

Outros usos do Dermaroller são clarear manchas, tratar e amenizar estrias, reduzir rugas e linhas de expressão, tratar acne, regenerar tecidos que sofreram queimaduras, tratar flacidez e tratar celulite.

Na sessão com um especialista, por utilizar o aparelho com agulhas mais pontiagudas, haverá a necessidade da utilização de um anestésico local. Após a aplicação do anestésico, o paciente terá que aguardar alguns minutos, para só então ter início o procedimento. 

O rolamento com o Dermaroller poderá durar de 15 a 20 minutos. Ao final, costuma-se utilizar a aplicação de uma máscara de vitamina C por mais cerca de 10 minutos.

Quanto ao número de sessões necessárias, vai depender do tipo do problema tratado, geralmente serão necessárias de quatro à seis sessões para alcançar os resultados desejados. Por razões óbvias, os aparelhos utilizados em clínicas deverão ser do tipo descartável. Informe-se antes de escolher o profissional e o estabelecimento.

Diferença entre os tratamentos

Tanto a luz pulsada como o dermaroller são tratamentos extremamente eficazes. A vantagem da luz pulsada é ser uma técnica menos invasiva em que não há dor ou incômodo. Mesmo com o anestésico, a aplicação do dermaroller traz um leve incômodo. Portanto, para quem é muito sensível à dor o tratamento não é indicado.

Os dois tratamentos estéticos costumam ter preços similares por sessão. Não esqueça de consultar um(a) dermatologista de confiança antes da decisão. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas