Escolha uma Página

A maioria das mulheres pensa que apenas o tamanho do busto importa na busca pelo modelo ideal, mas isso não é totalmente verdade: o formato natural dos seios também deve ser levado em conta na hora de comprar um sutiã.

Redondos

sutiã
Fonte: Unsplash

Os seios redondos são aqueles que apresentam o mesmo tamanho na base e no topo, e podem ser naturais ou criados com a ajuda do silicone.

Eles já tem a forma bem definida, então permitem que você use vários tipos de modelagem, com diferentes materiais e tipos de bojo.

É mais uma questão de gosto mesmo. No entanto, se eles são naturais e grandes é importante usar alças e/ou tiras mais largas e cobrir um pouco mais para que não acabem flácidos por falta de sustentação.

Gota 

As mamas chamadas de gota têm a parte inferior mais volumosa, e podem ou não apresentar certa flacidez na parte de cima, que é mais lisa.

Os bojos com aquele enchimento em baixo e a presença de barbatana promovem uma elevação do seio para que ele se aproxime do arredondado. Pode investir também no sutiã meia taça, que desloca bem esse volume para o topo.

Seios espaçados

Seus seios são simétricos, mas distantes? Existem sutiãs com a finalidade de aproximá-los e deixar o decote mais bonito: tudo que for bem unido no centro, ou modelos push-up, vai juntar mais. Em qualquer formato a separação das taças pode ser maior ou menor. Quanto mais grudadinhas elas forem, melhor para esse tipo de busto. Os finos e pouco estruturados acabam não fazendo essa função.

Seios assimétricos

Estes são os seios que possuem tamanhos diferentes, embora estejam na mesma altura, uma situação bastante comum e que pode incomodar na hora de vestir uma blusa mais justa. Os bojos grossos ajudam a disfarçar melhor essa situação, porque um lado ficará mais apertado e o outro vai apenas modelar, mas externamente o visual fica o mesmo. O bojo removível também é uma boa ideia, porque você pode deixar um e tirar o outro, ou substituir por um de outra espessura.

Alturas diferentes

O contrário da situação anterior também acontece: o tamanho das mamas é o mesmo, mas elas se encontram em alturas divergentes.

Nesse caso, os sutiãs com barbatana e com a estrutura de baixo menos rígida ajudarão a igualar bem essa diferença por forçarem os dois seios a ficarem na mesma linha.

Dicas complementares para escolher o sutiã perfeito: 

sutiã
Fonte: Unsplash

Sutiã para valorizar seios pequenos ou médios

Mulheres com pouco seio podem usar o clássico sutiã com bojo, que ajuda a levantar e aumentar o volume.

Existe também o modelo chamado de “push-up” citado acima que, além do forro tradicional, ainda conta com um enchimento na base da taça; pensado para modelar e aumentar os seios pequenos.

Já o busto de tamanho médio, além das opções já citadas, também fica bem acomodado em sutiãs meia-taça, que são aqueles cujo bojo tem apenas três quartos de cobertura.

Sutiã para seios grandes

Os sutiãs para seios grandes devem oferecer boa sustentação. Os modelos indicados apresentam alças e laterais largas, a fim de dar suporte e segurança à mulher. Nesses casos, o bojo não é necessário; mas é interessante procurar opções de tecidos encorpados e com aro na base.

Algumas técnicas podem te ajudar a selecionar a melhor opção para você entre os diversos modelos de sutiãs disponíveis nas lojas:

  • Para saber se o tamanho da taça do sutiã é correto para o volume do seio, coloque um dedo entre o peito e a parte central do sutiã: se o espaço estiver muito justo, é melhor experimentar um número maior. O contrário também é válido: se sobrar, tente provar uma numeração menor.
  • Usar sutiã apertado demais faz mal à saúde. Por isso, para verificar se a faixa que envolve o tórax está muito justa, a dica é experimentar o sutiã sentada. Nesta posição, a caixa torácica se expande e é possível notar se o modelo continuará confortável em qualquer posição.
  • Certifique-se de que as alças permaneçam fixas nos ombros, sem comprimir ou marcar a pele, nem cair para os lados.
× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas