Escolha uma Página

Cuidar do corpo e da saúde é tarefa para o ano todo, e quando o friozinho volta a surgir no fim do dia as sopas podem virar as maiores aliadas da sua silhueta. Especialistas indicam opções termogênicas e cheias de benefícios para você que quer perder ou manter o peso sem abrir mão do sabor.

Antes de tudo é preciso lembrar que para emagrecer é indispensável cortar calorias, e é aí que a substituição do prato comum pelas sopas e cremes atua. No entanto, é preciso ficar de olho, já que nem todas são tão leves quanto parecem. Tem sopas que podem ser mais calóricas do que um prato de comida. As que auxiliam são aquelas que tem os nutrientes certos e que incluem opções termogênicas, como curry, pimenta e gengibre. Evite as instantâneas, pois são ricas em sódio!

Quando consumir as sopas

sopas
Fonte: Unsplash

Você não precisa trocar todas as refeições do dia pelos líquidos, substituir apenas uma é eficiente e saudável: A melhor troca é a do jantar, porque durante a noite gastamos menos energia e deixamos nosso metabolismo mais lento.

As receitas

SOPA DE LEGUMES COM GENGIBRE

INGREDIENTES:

1 fio de azeite;
1 cenoura picada;
1 dente de alho picado;
1 talo de salsão picado;
1 pedaço pequeno de gengibre;
½ maço de brócolis;
1 colher (chá) sal;
800ml de água;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
2 colheres de sopa de cebolinha picada.

MODO DE PREPARO: aqueça o azeite na panela de pressão e acrescente o alho, mexendo até dourar. Na sequência, misture os outros ingredientes. Depois de 10 minutos do começo da pressão é preciso desligar, e a receita está pronta. Se optar pela versão em creme, bata a mistura no liquidificador em temperatura morna. O ideal é adicionar alguma proteína nesta receita, como frango ou carne magra em cubos.

BENEFÍCIOS: a receita se torna termogênica por conter gengibre, que também tem função antioxidante e anti-inflamatória por conta do gingerol. Ele também tem função desintoxicante. É uma sopa pouco calórica e rica em fibras presentes nos legumes.

SOPA DE ABÓBORA COM GENGIBRE

INGREDIENTES:

1 colher (chá) de azeite;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
1 kg de abóbora descascada e picada;
4 xícaras (chá) de água fervente;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
1 colher (chá) noz-moscada em pó;
Salsa e cebolinha secas para decorar.

MODO DE PREPARO: aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, acrescente a abóbora picada e refogue por dois minutos. Adicione a água fervente, o sal e a pimenta. Cozinhe por cerca de 30 minutos. Junte a noz-moscada e bata no liquidificador ou no processador de alimentos. Leve novamente ao fogo baixo com uma colher de sopa de gengibre ralado até levantar fervura. Sirva e decore com salsa e cebolinha picadas.

BENEFÍCIOS: a raiz de gengibre é usada tanto na culinária quanto na medicina, tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório, circulatório. Também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo favorecendo a queima de gordura corporal. Seu sabor picante deve-se a presença de uma substância conhecida como gingerol.

SOPA DE CENOURA

sopas
Fonte: Unsplash

INGREDIENTES:

1 cebola;
1 dente de alho;
½ col. (sopa) de azeite;
3 copos de água;
4 colheres (sopa) de cenoura cozida;
1 pedaço pequeno de gengibre;
2 colheres (sopa) de extrato de soja;
1 colher (sopa) de amido de milho;
1 colher (chá) de sal;
2 filés de frango cozidos e desfiados.

MODO DE PREPARO: pique a cebola e o alho e refogue-os na panela com o azeite. Junte dois copos de água e a cenoura cozida no liquidificador e bata bem. Acrescente este creme de cenoura à panela com o refogado, junte o gengibre e ferva. Dissolva o extrato de soja no restante da água e acrescente o amido de milho, dissolvendo bem. Incorpore ao creme de cenoura, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal. Salpique o frango desfiado.

BENEFÍCIOS: a receita se torna termogênica por conter o gengibre na receita. Também é pobre em calorias, rica em vitaminas e ser rica em água também acaba sendo desintoxicante.

SOPA DE CENOURA COM PIMENTA 

INGREDIENTES:
1 colher (chá) de óleo de canola;
1 cebola média picada;
1 talo de alho-poró cortado em fatias;
6 cenouras médias descascadas;
4 xícaras (chá) de água fervente;
Sal;
1 xícara (chá) de suco de laranja;
1 colher (café) rasa de cúrcuma;
Salsa e cebolinha seca para decorar.

MODO DE PREPARO: aqueça o óleo e doure a cebola e o alho-poró, acrescente as cenouras picadas em pedaços pequenos e refogue por dois minutos. Adicione a água fervente, o sal e cozinhe por 30 minutos. Bata no processador de alimentos ou no liquidificador juntamente com o suco de laranja. Sirva em pratos pré-aquecidos e decore com salsa, cebolinha e pimenta biquinho.

BENEFÍCIOS: pela presença da pimenta essa opção leva a redução de peso e gordura corporal. Quando associado à cúrcuma, tem ação em melhora de perfil oxidativo e redução de inflamação, redução de gordura abdominal e tendência à redução de peso. O alho ajuda como digestivo e a cenoura associada com o suco de laranja deixa a sopa mais leve e saborosa. 🙂

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas