Dicas

Sobrancelha: o formato certo para o seu rosto

- Por Isabela Guedes
sobrancelhas

Quando a gente pensa em beleza vem muitas coisas à mente. Quando estamos montando um look, por exemplo, você pensa em tudo: no modelo da roupa, em qual sapato fica melhor, qual maquiagem combina mais. Porém, uma parte do nosso rosto que acaba sendo pouco lembrada, só que não é menos importante por isso, são as sobrancelhas!

A beleza está nos pequenos detalhes e esse é um daqueles que podem fazer toda a diferença. No rosto, não importa apenas a pele macia, sem rugas e sem manchas ou então um cabelo bem hidratado, com um corte da moda. A sobrancelha é uma parte do nosso rosto também muito importante. Ela consegue dar expressão ao nosso rosto e é capaz de proporcionar um olhar marcante.

É claro que procurar um especialista – no caso, um design de sobrancelhas – é sempre a melhor escolha. Ainda mais com essa parte do rosto onde qualquer erro é visível. Mas seja profissional ou não, existem algumas dicas que devem ser seguidas quando o assunto é sobrancelha.

Algumas dicas:

sobrancelhas
Fonte: Unsplash
  • Respeite sempre o formato da sua sobrancelha. Seguindo o formato original, você vai apenas modelar sua sobrancelha;
  • A espessura não deve ser fina nem grossa demais, o ideal é deixá-la o mais compatível possível com a sua sobrancelha natural. Lembre-se sempre: quanto mais próximo ao natural, melhor!
  • Não tire muito o canto interno das sobrancelhas, pois isso fará com que seu nariz fique mais largo e comprido;
  • Sobrancelhas muito finas deixam a testa maior e também envelhece bastante;
  • Deixar o arco da sobrancelha muito curvado pode te deixar com a expressão de alguém brava ou perversa.

Uma sobrancelha para cada tipo de rosto

Depois dessas dicas que servem para todas nós, é importante identificar qual é o formato do seu rosto para, então, saber qual a sobrancelha que mais combina com você. Veja só:

Mulheres com rosto longo e retangular: os traços retos e horizontais são ideais para contrabalancear o formato do rosto.

Rosto quadrado: nesse caso, as sobrancelhas também devem ser retas, mas devem apresentar uma pequena curvatura no canto externo.

Rosto oval: para quem tem esse formato, as sobrancelhas arqueadas caem muito bem. Mas lembre-se, nada de exageros! Tudo deve ficar em completa harmonia.

Rosto redondo: as sobrancelhas finas só aumentam o tamanho redondo do rosto e deixam você com a aparência de uns quilinhos a mais. O ideal nesse caso é focar em sobrancelhas mais cheias e arqueadas.

Rosto triangular: para acompanhar o formato do rosto, as sobrancelhas devem ficar arqueadas como num acento circunflexo.

Retoque

É inevitável aquele sentimento de já pegar a pinça e arrancar os pelinhos novos, assim que eles aparecem. Mas saiba que há outras possibilidades também. Uma dica muito válida é o uso do lápis para marcar ou realçar as sobrancelhas. Você pode usar o que é próprio para região – chama lápis para sobrancelha mesmo – ou até o lápis de olho. O mais importante é escolher a cor certa para o seu tipo de pele. No caso das mulheres negras, lápis de cor preta. Mulheres de pele branca e cabelos escuros, lápis marrom. E para as loiras, lápis de cor marrom claro.

Outros problemas que podem incomodar as mulheres são os fios brancos e as falhas. Nesses casos, a tática pode ser usar um pincel umedecido com sombra marrom. O pincel é mais preciso e consegue cobrir as falhas muito bem. Existe também um produto específico chamado Solução para Sobrancelhas, nele você encontra um creme definidor marrom e um gel fixador de fios.

sobrancelhas
Fonte: Unsplash

Maquiagem Definitiva

Há ainda quem aposte na maquiagem definitiva ou sobrancelha definitiva. Nesse caso, é feito como se fosse uma tatuagem, com o uso de um líquido que parece mesmo uma tinta e precisa ser retocado com o passar dos anos. Como o próprio nome diz, o procedimento é definitivo, por isso é importante se informar bem antes de fazer e procurar um profissional qualificado.

Micropigmentação

Outro procedimento conhecido para sobrancelhas – e mais moderno – é a micropigmentação. Essa técnica parece com a maquiagem definitiva, mas tem a diferença de ser feita fio a fio. Também é preciso procurar um especialista para utilizar esse método.

Gostou das dicas? E aí, quando você vai fazer as sobrancelhas de novo?

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?