Dicas

Confira os 6 alimentos que podem aliviar sintomas da alergia

- Por Isabela Guedes
sintomas da alergia

Não adianta nada estar com o look maravilhoso, mas estar com alguns sintomas da alergia na pele ou nas vias respiratórias, tendo que assoar o nariz de cinco em cinco minutos.

É claro que casos mais graves, agudos e crônicos de alergia devem ser tratados de perto com um especialista. Porém, há alguns alimentos que você pode ingerir para aliviar alguns dos sintomas desse problema que incomoda tanto.

Nenhuma comida é a cura certa, mas frutas e vegetais fazem bem para todo o seu corpo. Eles estão cheios de nutrientes que podem te manter saudável e eles também podem te proteger de sintomas de vários tipos de alergia.

Se você sofre com esses incômodos, tente os seguintes itens:

1. Cebolas, pimentas, bagas e salsa

sintomas da alergia
Fonte: Unsplash

Elas possuem quercetina em sua composição.

Os especialistas em sintomas da alergia e dermatologia afirmam que a quercetina é um química natural encontrado nessas plantas e ela tem o poder de reduzir as reações das histaminas, e as histaminas fazem parte da resposta alérgica do corpo.

2. Kiwi

O kiwi é uma fruta felpuda rica em Vitamina C que também temo poder de cortar o efeito das histaminas. Você pode encontrar essa vitamina em abundância em diversos outros alimentos, como laranjas e outras frutas cítricas, principalmente.

3. Abacaxi

O abacaxi tem uma enzima chamada bromelina. Essa enzima pode reduzir a irritação causada por doenças alérgicas, como a asma. Essas irritações alérgicas na pele também podem ser reduzidas, ou aliviadas com a ingestão da fruta.

4. Atum, salmão e cavalinha

Eles são peixes ricos em Ômega 3, uma gordura saturada poderosa que tem o poder de reduzir inflamações em geral e sintomas da alergia. Para as pessoas alérgicas, é recomendado o consumo desses peixes, pelo menos, duas vezes por semana. Um estudo realizado no Japão mostra que, principalmente, as mulheres que comem mais esses peixes apresentaram menos casos de alergia tanto no trato respiratório, quanto na pele.

5. Kefir

O kefir é uma colônia de microrganismos probióticos que pode ser ingerido como iogurte. Ele é ótimo para as bactérias que vivem no intestino humano, além de ajudar a prevenir e até mesmo tratar alergias sazonais. Além dos iogurtes, você consegue encontrar probióticos em comidas fermentadas. Sempre procure por produtos desse tipo que contenha “culturas vivas e ativas” no rótulo.

6. Mel local

sintomas da alergia
Fonte: Unsplash

Sim. Não é qualquer mel que pode ajudar na sua alergia respiratória e dermatológica.

Pesquisas mostram que ingerir pequenas doses de mel nos inícios das estações faz com que você consiga desenvolver uma tolerância ao pólen do local onde você mora.

Outros estudos ainda comprovam que as pessoas que comeram mel, ou produtos derivados, retirado do local onde moram tiveram menos sintomas de alergia a pólen do que aquelas que ingeriram mel comum.

Apesar de não haver comprovações mais científicas, os resultados mostram isso.

Vale lembrar que se você sofre de alguma alergia causada por qualquer um desses itens, o consumo dele está expressamente proibido. Se a causa da sua alergia ainda não foi encontrada e se você já ingeriu alguns desses alimentos previamente sem nenhum problema, vale a pena tentar. Além de aliviar os sintomas de vermelhidão, coceiras e irritação, todos são saudáveis e fazem bem para várias outras áreas da sua saúde.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?