Escolha uma Página

Gostando, ou não, a maneira como você se veste é importante para o seu sucesso no mundo moderno do trabalho, quando se vestir para o trabalho. O problema da aparência é que ela reflete em sua performance. Mesmo se seu chefe não perceber que ele está te desmerecendo por conta da sua roupa, ele vai fazer isso inconscientemente. Quando sua aparência não se encaixa, você não é aceita, nem bem-vinda e em algum ponto, isso pode estragar suas chances de ser promovida, por exemplo.

No meio empresarial de hoje em dia, onde uma roupa casual está sendo cada vez mais vista e popular, pode ser mais complicado entender as regras de como se vestir para o trabalho. Por isso, separamos algumas dicas de especialistas de etiqueta para a gente ter uma ideia.

Em seguida estão 15 dicas que podem te ajudar a se vestir para o trabalho de forma correta:

Entenda o que é apropriado no seu ramo

se vestir para o trabalho

Todo mundo se monta de maneira diferente. Cada um tem seu estilo e funciona da mesma maneira com as empresas. Por exemplo, você pode se vestir para o trabalho com bermudas em determinados locais, mas não mini shorts.

Esteja certa de que suas roupas servem

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas pecam nesse quesito. Se suas roupas estão muito largas, ou muito justas, elas não vão cair bem, nem parecer bem, por isso é importante sempre usar roupas que sirvam. Seu chefe pode se distrair com uma uma camisa com o botão apertado, por exemplo.

Use óculos que fiquem ajustados ao seu rosto

Use óculos que sirvam para o seu rosto e que não ficam escorregando pelo seu nariz. Você não vai querer ficar arrumando na frente do seu chefe, ou supervisor porque isso pode distrai-los, fazendo com que eles não prestem atenção no que você fala, ou no seu trabalho.

Seque o seu cabelo

Nunca saia de casa com o cabelo molhado porque pode parecer que você não tem tempo para cuidar de você mesma e isso pode significar que você não tenha tempo para a sua carreira.

se vestir para o trabalho

Preste atenção na sua bolsa

Você não vai querer que seus objetos pessoais pulem para fora durante o expediente. Por isso, mantenha a bolsa sempre limpa, principalmente se ela não tiver fechos, ou zíperes – essas bolsas permitem que qualquer um veja o que tem dentro sem muito esforço.

Não use perfumes muito fortes

Além de pensar em como se vestir para o trabalho de maneira apropriada, é necessário pensar nessas pequenas coisas. Tudo que qualquer um possa sentir o cheiro não é bom – o seu gosto pela essência do perfume pode não ser o mesmo de seu chefe, ou colega de trabalho.

Use sempre sapatos bem preservados

A primeira coisa que os chefes reparam durante entrevistas de emprego é o sapato do candidato e isso não muda quando você é contratada. Se vestir para o trabalho com um sapato surrado e sujo no ambiente de trabalho pode causar uma má impressão, principalmente quando você trabalha com atendimento ao cliente.

Preste atenção no seu relógio

Especialistas de etiqueta afirmam que um dos acessórios que os outros mais prestam atenção é o relógio. Por isso, cause uma boa impressão em seu chefe e colegas de trabalho com um relógio apropriado para o ramo em que você trabalha. Nada de relógios coloridos, ou que brilham!

Use cores fortes para passar uma imagem de autoridade

Para se vestir para o trabalho apropriadamente é preciso pensar na paleta de cores de suas roupas. Cores fortes e mais escuras passam mais impressão de confiança e autoridade que cores claras.

se vestir para o trabalho

Evite o neon e roupas chamativas

Tanto homens e mulheres precisam tomar cuidado com as cores muito brilhantes. As roupas muito chamativas podem distrair os colegas de trabalho com um visual que é o equivalente a um grito.

Não seja muito sexy

Se vestir para o trabalho de maneira sexy não causa apenas uma distração, como pode dar uma impressão errada de você. Evite as saias e vestidos muito curtos, saltos muito altos, decotes muito cavados e muita pele à mostra. Muitas mulheres se produzem muito criando um visual muito sexy para o ambiente de trabalho e isso tira um pouco o crédito da pessoa como profissional. Você quer ser lembrada pelo que veste, ou pelo o que fala?

Usar meia-calça é sinônimo de estilo

Desde que a princesa Kate Middleton começou a usar meia-calça em público, ela virou moda novamente. Essa peça pode te dar uma aparência mais elegante e sofisticada e é apropriada para o ambiente de trabalho.

Faça os pés

Os especialistas em etiqueta afirmam que uma das piores impressões que uma mulher pode causar é usar um sapato aberto com as unhas mal cuidadas. Se você for mostrar os seus pés, esteja certa que eles estão bem arrumados.

Não use muitos acessórios

Acessórios foram feitos apenas para complementar a sua roupa, por isso, não exagere. Ao se vestir para o trabalho, opte por acessórios mais delicados e menos chamativos.

Suas bijuterias não deviam fazer barulho

Pode ser muito irritante quando alguém fica balançando joias que fazem barulho no seu ouvido. Se você não gosta para você, não faça para seus colegas de trabalho.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas