Escolha uma Página

Uma das tendências da primavera são as peças assimétricas. Diferentes dos modelos padrão, as roupas assimétricas brincam com a altura e recorte do tecido, criando um visual moderno que ao mesmo tempo pode ser chique ou casual.

A característica assimétrica da roupa pode estar na altura da peça; mais comprida atrás e mais curta na frente, na barra da roupa, com costuras que não se alinham e formam pontas soltas, no recorte do decote, como as peças com um ombro só e por aí vai.

Além do próprio modelo da roupa, a assimetria também está nos detalhes, como em laços, aplicações, estampas, mangas, enfim, pequenas diferenças na roupa que tornam ela mais do que uma peça básica.

Na hora de montar um look assimétrico, vale levar em conta algumas coisas. Se você quer um visual mais elegante, aposte em tecidos diferentes, mais finos. Isso vai deixar a roupa com um toque a mais. Já se a opção é montar um look descontraído, roupas e tecidos mais básicos caem bem. Como a peça assimétrica chama a atenção e se destaca na roupa, a dica é apostar em uma peça por vez, para não exagerar no visual.

roupas assimétricas
Fonte: Unsplash

Shorts e saias

As peças que mais se destacaram com essa tendência foram as saias e os shorts. Caracterizados pela barra irregular, formando algumas pontas, eles chamam a atenção e criam um visual diferente.

Para combinar não é difícil. Uma blusa básica cai super bem para uma produção informal e para um look mais elegante, uma camisa em seda ou cetim complementa perfeitamente.

No caso da saia, você ainda encontra peças que são assimétricas pela altura, com a frente mais curta do que a parte de trás. Nesses modelos o tecido conta ainda mais para ditar se a roupa é casual ou não, pois saias de malha, por exemplo, são boas para o dia a dia, mas não são as mais recomendadas para um visual formal.

De maneira geral, os shorts e saias assimétricos podem ser usados com saltou ou não e tendem a combinar melhor com sapatos mais delicados, mas aí vai depender muito do seu estilo.

Vestidos

roupas assimétricas
Fonte: Unsplash

Outra opção de peça assimétrica que deve chegar com tudo nessa estação são os vestidos. Seja no comprimento ou no recorte da peça, o toque assimétrico é o que vai chamar a atenção.

Na hora de montar o look, o cuidado com o tecido é o mesmo da saia, tecidos mais básicos pedem uma produção mais básica e tecidos mais estruturados ou mesmo os tecidos esvoaçantes, que devem fazer sucesso na primavera, permitem uma produção mais elegante.

Quando o assunto é cor ou estampa, não precisa ter medo de usar. O fato da roupa ser assimétrica não interfere nisso, quer dizer, não tem problema a peça ter uma super estampa e um recorte diferente, isso não vai pesar. No entanto, para não exagerar, se for optar por uma sobreposição, escolha um corte normal.

Sobreposição

Outras peças que entraram para o grupo dos assimétricos foram os casacos e blazers. Combinar eles com o resto da roupa não tem segredo, é a mesma coisa que combinar peças de modelos normais, só vale lembrar que para não exagerar, eles devem ser a única roupa do look com essa pegada.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas