Escolha uma Página

A moda pode ser uma aliada para ajudar as mulheres a equilibrarem as proporções do corpo. Nem sempre ficamos contentes com a própria altura, e para quem é muito baixa ou alta a escolha das roupas ideais pode ser um verdadeiro desafio. Se você quer ganhar centímetros visualmente, ou até perder alguns, saiba que alguns truques de moda podem te ajudar (e muito!).

Truques de moda para “baixinhas”

Acerte na escala

proporções
Fonte: Unsplash

Para quem tem pouca estatura o melhor é evitar tudo que é muito largo ou volumoso, pois deixam a silhueta em desequilíbrio.

Quando você usa uma peça grande, seja porque o tamanho está errado ou porque ela é propositalmente volumosa, acaba expandindo o corpo lateralmente. O melhor é apostar em tecidos mais fluídos e leves, e que estejam bem ajustados às suas proporções.

A escala dos detalhes também deve ser pensada cuidadosamente, já que eles interferem da mesma maneira no corpo: peças que tem detalhes muito grandes fazem com que você seja “engolida” pela roupa.

É preciso alinhar as proporções, então prefira acessórios delicados. Se quiser usar uma estampa grande, a dica é fazer isso em uma modelagem sequinha.

Se você quer parecer mais alta, procure blusas e partes de baixo mais curtas, que te ajudam a criar uma ilusão de tronco menor e pernas maiores. As peças que deixam as pernas à mostra são sempre uma boa ideia! 

Para as blusas, opte pelas que acabam no ossinho da bacia ou acima. Se forem longas, o melhor é usar por dentro da parte inferior, que deve ter a cintura no lugar para criar o efeito de alongamento.

Atenção para a cintura

É muito comum pensar em comprimentos midis como vilões, no entanto, o que realmente faz diferença é a colocação da cintura. A cintura é o verdadeiro problema e não a barra. Se ela é no lugar e usada com um salto vai te deixar bem proporcional, mesmo com uma saia midi ou uma calça cropped. As baixas acabam alongando demais o tronco, o que causa uma sensação de pernas curtíssimas.

Combinando as cores

Outro detalhe que pode fazer toda diferença é a escolha de cores, que enganam o olhar e equilibram as proporções. Tons próximos e os looks monocromáticos fazem o olho correr e ajudam bastante. Não faça contrastes exagerados com as peças se quiser parecer mais alta, especialmente se a cintura for baixa.

Truques de moda para mulheres altas

proporções
Fonte: Unsplash

Crie contraste

Se para as pequenas o conselho é evitar contraste, para quem não quer evidenciar a altura o recomendado é fazer exatamente o oposto: trazer mais contraste entre as partes de cima e de baixo da roupa é muito positivo porque automaticamente divide a silhueta.

Você pode ousar bem mais na combinação de cores.

Aposte na sobreposição

Ainda não incluiu uma terceira peça nas suas produções? Acredite, esse é um ótimo recurso para deixar o visual interessante e ainda conseguir mais equilíbrio nas proporções.

Criar camadas ajuda muito especialmente com coletes e casacos além da linha do quadril, ou até mesmo com os bem longos. Tudo que for muito curtinho te alonga muito mais, e se você não deseja isso pode ser negativo.

Ajustando os tamanhos

Tudo o que for muito pequeno ou curto vai te alongar ainda mais, então fique atenta ao escolher acessórios e outros itens para o guarda-roupa: estampas grandes e espaçadas ficam interessantes, porque aumentam um pouco o corpo na largura e deixam as proporções ideais. As blusas também podem ser mais longas e dá para arriscar cinturas mais baixas.

Se escolher uma calça ou saia de cintura alta, equilibre fazendo sobreposições com peças mais compridas ou com mais estampas e cores vivas.

Encontrando calças

Só quem é alta sabe o quanto pode ser complicado encontrar calças com a barra no lugar, no entanto, a modelagem certa torna a compra mais fácil. A flare geralmente tem uma barra bem mais longa que as demais calças, então é uma boa opção e que favorecerá muito sua silhueta.

As calças, principalmente de jeans ou sarja, mais curtas não são um problema e caem bem às proporções, mas tome o cuidado para deixá-las quatro ou cinco dedos mais curtas do que o usual, para que pareçam intencionalmente menores, e não que foram compradas errado. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas