Escolha uma Página

Só quem sofre com a oleosidade dos cabelos sabe o quanto o problema pode ser incômodo e dificultar a rotina, acabando com a aparência dos fios antes que o dia chegue ao fim. No entanto, com alguns cuidados básicos é possível controlar – e até disfarçar – esse transtorno tão presente no verão.

Devido ao calor da estação as pessoas transpiram mais, e como os poros do couro cabeludo são maiores que o restante do corpo existe essa sensação de maior oleosidade. No entanto, você deve identificar se é mesmo oleoso, porque muitas mulheres acham que tem esse tipo de cabelo, mas na realidade é apenas o natural necessário para a saúde do fio.

Lavando corretamente

oleosidade dos cabelos
Fonte: Unsplash

A lavagem inadequada é um dos maiores motivos para a oleosidade dos cabelos, portanto, fique atenta ao tipo de produto e ao jeito certo de fazer a limpeza.

Produtos incorretos aumentam a oleosidade, e existem opções próprias com ação no couro cabeludo para controlar. Os condicionadores livre de óleos também são os mais indicados.

O que também pode influenciar é a maneira de espalhar o xampu, porque a maior das mulheres fricciona demais o couro cabeludo, na tentativa de eliminar o óleo e isso acaba dando um efeito “rebote”, ou seja, estimulando a produção de óleo.

Já com o creme, é preciso atentar para a quantidade, que deve ser de algumas gotinhas colocadas no meio e pontas e espalhadas com um pente, e depois remover muito bem.

Quem tem cabelo curto, pode substituir o condicionado por loções em spray que são líquidas e leves.

Outro erro comum é confiar muito nos antiresíduos, que não devem ser utilizados com frequência, o que causa alta oleosidade dos cabelos. O ideal é usar o produto no máximo uma vez por semana.

Eles contêm sulfatantes e possuem poder mais detergente que os demais xampus, que vão acabar retirando excessivamente a proteção do couro cabeludo e fazem com que ele demore mais para se reconstituir.

Os fios também podem ficar mais ásperos e sensibilizados. Portanto, pode lavar todos os dias, mas com a versão para cabelos oleosos.

Você não abre mão do banho quente, mesmo no calor? Cuidado, esse é outro fator que piora muito a oleosidade. Se você for usar a água quente faça um ultimo enxágüe com água fria no couro cabeludo, para fazer uma tensão dos poros e diminuir a velocidade da formação de oleosidade. Mas claro que o ideal seria tomar o banho todo com a temperatura mais amena.

Cuidado com o produtos

Não são apenas os itens de lavagem que devem ser específicos para cabelos oleosos, itens como leave-ins, máscaras de tratamento e cremes também devem ser escolhidos corretamente. Evite tudo o que for derivado do petróleo, como silicone e óleos minerais, porque eles aumentam o problema da oleosidade dos cabelos.

Disfarçando o problema

oleosidade dos cabelos
Fonte: Unsplash

Você está sem tempo de lavar, e as madeixas estão com aspecto sujo?

A dica dos especialistas é recorrer ao xampu a seco, mas, caso não tenha, pode substituir por um truque caseiro. Dê uma leve borrifada de talco, de preferência neutro no topo da cabeça.

Depois jogue bastante ar do secador para tirar o pó, ele vai absorver a oleosidade e te fazer ganhar horas para lavar mais tarde.

Lenços, chapéus e até penteados também são muito bem-vindos, já que tem a cara da estação e ainda disfarçam muito bem.

Faça um peso bacana esticando bem a raiz, com aquele efeito molhado, ou lave localizadamente só a franja e a parte da frente, é algo que funciona e que é rápido.

Oleosidade do bem

Vale lembrar que nem toda a oleosidade é ruim, e ela é produzida para proteger os seus cabelos e dar mais emoliência.

Nos lisos, ela viaja naturalmente da raiz para as pontas, mas isso nem sempre acontece nos cacheados. Se você for lavar na manhã seguinte, aproveite a noite para se beneficiar desse óleo.

Passe uma escova macia desde a raiz até as pontas para que ela se espalhe bem, isso dará uma textura muito melhor para os fios.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas