Tendências

Monocromático: o look para qualquer ocasião

- Por Isabela Guedes
monocromático

Você já apostou no look monocromático essa estação? Ainda não? Então chegou a hora. Com possibilidades que vão de produções extremamente elegantes a visuais completamente formais e práticos para o dia a dia, o look monocromático é sempre bem vindo. Para começar, vale ressaltar que esse visual nada mais é do que um conjunto de peças da mesma cor.

Mais uma vez vemos influência de décadas passadas que voltam melhoradas para o nosso cotidiano moderno. Entre as décadas de 50 e 60, os conjunto femininos traziam essa pegada monocromática, o que foi deixado um pouco de lado nas décadas seguintes, que investiram em muitas cores e combinações fortes.

Apostar em um visual assim não é difícil, apesar de existir uma linha tênue entre uma boa produção monocromática e uma roupa exagerada. Para entender esse limite não existe bem uma regra, vale mais o velho bom senso, que vai te dizer, por exemplo, que uma roupa toda em animal print é informação demais.

Cores

monocromático
Fonte: Unsplash

Todas as cores estão liberadas para o look monocromático? SIM! Todas as cores. As mais escuras são ideais para ambientes mais sérios e ótimas escolhas se você pretende dar uma disfarçada em alguma parte do corpo.

Já as cores claras pedem aquele cuidado a mais que você já conhece, lembrando sempre que elas marcam mais a silhueta.

Cores forte e quentes são ótimas para produções descoladas e chamativas, mas nem por isso, menos elegantes. Tons de vermelho, laranja, rosa, azul, enfim, podem te fazer arrasar de dia ou de noite, não tenha medo de abusar delas.

Vale lembrar que para o look ser monocromático você não precisa usar peças no mesmo tom. Por exemplo, o visual pode ser composto por uma saia em azul mais escuro e a blusa em azul mais claro. Que tal?

Roupas

Vale usar qualquer tipo de roupa no look monocromático? Vale sim. Seja um vestido ou uma combinação saia/blusa, não importa, esse visual é bem democrático e cabe com qualquer roupa.

Uma coisa legal na hora de montar o visual é apostar em tecidos diferentes, isso vai dar um up na produção. Já se você quer quebrar um pouco a cor da roupa, pode apostar em uma peça diferente. Por exemplo, um shorts e casaco de uma cor e uma blusa em outra. Você mantém o lance do monocromático mas dá uma diferenciada nele. Vai do gosto de cada um.

Acessórios

monocromático
Fonte: Unsplash

Eis o grande truque para deixar um look monocromático arrasador: os acessórios.

Se você pensa que uma roupa toda da mesma cor pode ser sem graça, você ainda não investiu nos acessórios certos.

Eles farão toda diferença na produção, assim, na hora de escolher, abandone a cor do look e se aventure por outras. Nada de manter o monocromático nos acessórios também (na bolsa, talvez).

Os colares são ótimas opções, pois ficam ressaltados na roupa. Assim como os cintos e outras peças que estejam sobre a cor do look. Isso não quer dizer que brincos e pulseiras são dispensáveis, muito pela contrário, eles completam o visual.

Para finalizar, no pé vale apostar apostar em sapatos neutros. Independente de ser salto ou não, um sapato nude, preto, enfim, em tons mais democráticos, vai casar bem com o look. Gostou da ideia? Então chegou a hora de olhar as cores do seu guarda roupa e decidir qual será o tom do dia!

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?