Tendências

Mix de estampas: veja como acertar nessa mistura

- Por Isabela Guedes
mix de estampas

Hoje vamos falar sobre mix de estampas e os tabus que envolvem esse estilo. Você já deve ter escutado que roupas estampadas devem ser combinadas com peças neutras, para não ficar “brega”. Pois bem, as regras mudaram e agora está liberado brincar com as estampas e ainda sim, montar um look arrasador.

É claro que combinar duas ou mais peças estampadas não é tão fácil quanto combinar uma saia florida com uma blusa branca, mas também não é nada impossível e vamos mostrar como apostar nessa tendência sem errar.

Cores

mix de estampas
Fonte: Unsplash

Uma dica na hora de fazer um mix de estampas é apostar em peças com as mesmas cores. Por exemplo, uma blusa de bolinhas e uma saia listrada, ambos na cor preto e branco. 

Claro que se as cores das estampas forem chamativas, o look também vai ficar, mas aí vai depender do que você procura com o visual.

Se você quiser se aventurar por cores diferentes, procure ao menos tons parecidos, isso vai trazer equilíbrio para a produção.

Além disso, algumas combinações de cores são clássicas e caem bem de qualquer forma, ou seja, você pode postar em estampas nesses tons a vontade e combiná-las facilmente.

Por exemplo: branco, preto e vermelho. Azul, branco e vermelho. Cinza, azul marinho e branco. Enfim, esses mixes de cores que casam em qualquer situação.

Estampas clássicas

Um mix de estampas clássicas, como as listras ou as bolinhas, são mais fáceis de combinar. Você pode investir em um floral ou animal print com elas e o visual vai ficar despojado e divertido. Além delas, o xadrez também é uma boa opção. Para facilitar ainda mais, você pode apostar em uma dessas estampas no preto e branco ou em cores neutras.

Exemplos de combinações clássicas: xadrez e floral, listras e bolinhas, bolinhas e florais, listras e florais.

Harmonia

O lance na hora de combinar um mix de estampas é pensar na harmonia da produção e para criar isso, além das cores, como já falamos, você pode pensar nas semelhanças entre as estampas. Se elas são parecidas ou mesmo se não do mesmo estilo, tipo duas peças de animal print.

Além disso, você pode criar harmonia entre as peças combinando uma estampa grande e uma pequena. Usar duas estampas pequenas pode até dar certo, mas duas grandes podem causar confusão demais na roupa.

Estampa única

mix de estampas
Fonte: Unsplash

Um mix de estampas que fica super despojada e é bem comum é a t-shirt com um desenho central e uma peça estampada para acompanhar, como uma saia ou calça.

Por ter um desenho só na camisa, fica mais fácil criar um equilíbrio no look, que tem uma pegada bem descontraída e casual.

Acessórios e sapatos

Se você não tem o costume de misturar estampas e quer começar aos poucos, a melhor dica é investir nos acessórios. Ao invés de usar duas peças estampadas, combine uma roupa com um acessório, como uma bolsa, um echarpe ou até mesmo um óculos. Esse tipo de produção é muito mais fácil e é um bom começo.

Além dos acessórios, os sapatos são uma ótima escolha para começar a brincar com estampas e como você pode optar por peças neutras para ajudar no equilíbrio, fica ainda mais tranquilo, não tem como errar.

Agora que você já viu que estampas juntas dão super certo, é só usar e abusar da criatividade e arrasar na produção!

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?