Escolha uma Página

Nos dias mais quentes, manter a maquiagem pode ser considerado um verdadeiro desafio. Como no verão do nosso país as temperaturas chegam perto da casa dos 40 graus, o calor e o suor podem derreter os produtos de beleza e deixar a pele com aspecto oleoso durante o dia todo.

Para evitar essa situação chata, existem algumas técnicas que podem ajudar a segurar o make por mais tempo, mesmo no calor que está fazendo nesses últimos dias. Para ajudar as nossas leitoras, selecionamos algumas dicas especiais:

1. Mantenha a pele limpa

maquiagem
Fonte: Unsplash

O primeiro passo para uma boa maquiagem é iniciar com a pele limpa. Mas atenção, isso não significa lavar o rosto diversas vezes ao dia (o que pode aumentar ainda mais a oleosidade). Lavar bem o rosto com um sabonete facial antes de sair de casa já ajuda bastante.

Dê preferência por produtos com textura líquida, pois os sabonetes em barra podem acumular bactérias com uso.

Também é importante comprar produtos adequados para o seu tipo de pele (oleosa, mista ou seca).

As mulheres que passam o dia todo fora de casa e precisam retocar o make, podem usar lenços demaquilantes para limpar a pele antes de reaplicar os produtos.

2. Hidrate a pele

Manter a pele hidratada é o segundo passo para segurar a maquiagem durante o dia todo. Lembrando que hidratação não tem nada a ver com oleosidade! Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação!  No verão vale a pena investir em um hidratante oil free, eles possuem várias vantagens: rápida absorção, textura leve, controle de oleosidade durante o dia, entre outras. Existem até produtos especializados, que ajudam a diminuir marcas de acne por exemplo.

3. Use protetor solar

maquiagem
Fonte: Unsplash

Independente do tom de pele, usar protetor solar facial diariamente é indispensável para quem deseja ter uma pele bonita e saudável. O primeiro passo para guiar a sua escolha é identificar o seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa).  Para mulheres de pele oleosa ou mista, o ideal é sempre procurar por produtos oil free, ou seja, sem óleo na formulação. 

Existem protetores antioleosidade no mercado, que, como o próprio nome já diz, possuem o objetivo de controlar a oleosidade da pele ao decorrer do dia. As mulheres de pele seca podem investir em protetores que tenham função hidratante.

4. Prepare a pele

O primer tem função importante na manutenção da maquiagem, pois prepara a pele para receber os demais produtos. Além de minimizar a aparência dos poros, ele ajuda a segurar o make por mais tempo. No verão, prefira os primers com efeito matificante, que disfarçam o brilho na pele.

5. Aposte em produtos com textura leve

Verão não combina com maquiagens pesadas! Se você é daquelas que não abre mão de uma boa cobertura, pode optar por um BB Cream para o dia a dia, que possui textura mais leve, ao invés da base. Em caso de manchas ou imperfeições que queira esconder, vale usar um pouco de corretivo apenas nessas áreas.

O BB Cream pode também substituir o passo da hidratação e do primer, pois existem produtos multifunções e/ou com acabamento matte. A base pode ser uma opção para maquiagem noturna – nesse caso, prefira os produtos com textura mais leve, que sejam oil free.

6. Invista em produtos de longa duração

maquiagem
Fonte: Unsplash

As maquiagens de longa duração são uma excelente alternativa para os dias mais quentes. Elas ficam intactas por mais tempo, mas ainda assim não dispensam o retoque.

Entre as opções estão máscaras de cílios à prova d’água, bases, lápis de olho, delineadores, corretivos, batons e até gloss com longa duração.

7. Não esqueça da necessarie

Mesmo com todos esses cuidados, a maquiagem pede retoques durante os dia de verão, pois o suor geralmente é inevitável. A dica é montar um necessaire com produtos que vão ajudar a manter o visual entre um compromisso e outro.

Entre eles, leve um pó facial leve, lenços especiais antibrilho (opção rápida para tirar o excesso de oleosidade da pele), o gloss ou um batom (alternativa para dar um toque de cor e brilho nos lábios) e um blush em bastão (que dura mais tempo na pele e dispensa o uso de pincel no retoque da “coradinha”).

Para ajudar a manter o visual, também vale carregar grampos, elásticos de cabelo e um mini pente ou escova. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas