Escolha uma Página

A lingerie faz toda a diferença no caimento da roupa, mas nem sempre é fácil fazer com que aquele sutiã ou calcinha que você adora continuem bonitos e eficientes por muito tempo. A boa notícia é que dá para prolongar a vida útil das suas peças favoritas com cuidados simples de armazenamento e lavagem, que vão garantir que o seu dinheiro renda muito mais.

Sutiãs

Sutiã com bojo

lingerie
Fonte: Unsplash

O mais importante para manter seu sutiã com bojo é não deformar o aro e a espuma, o que pede atenção à maneira como você armazena.

Ele não pode ser dobrado e nem ter a sua estrutura movimentada. Guarde-o aberto e fechado atrás, e vá encaixando um sobre o outro na gaveta ou em uma caixa.

Outra maneira, caso não consiga espaço dessa forma, é dobrar ao meio e encaixar um bojo no outro.

Lavar também deve ser uma tarefa delicada para que a estrutura se mantenha firme. Quando você lava a mão nem sempre consegue manter o formato ou limpar direito a peça, então muita gente prefere a máquina.

Existem “esferas” para colocar o sutiã antes de por na máquina que são boas opções nesse caso, porque ajudam na lavagem das roupas e ainda não deformam o bojo.

Mesmo com todos os cuidados, os sutiãs sempre irão lacear em algum momento, portanto, a dica é se preparar para isso desde a compra. Todo material elástico tem uma fibra que dura menos que a de um tecido plano, principalmente o elastano, que é muito frágil. Você deve comprar se o sutiã abotoar corretamente no último par de grampos (olhando de dentro pra fora), porque assim existem mais duas regulagens para usar. Muita gente não sabe, mas elas já foram pensadas para servir à medida que a peça vai alargando.

Sutiã de renda

Sutiãs de renda não perdem a forma, mas transtornos como bolinhas ou rasgos são muito frequentes. A melhor maneira de evitar é guardar em saquinhos desorganiza ou TNT, ou colocar em colmeias (divisórias para gavetas em tecido ou madeira) para que não tenham atrito.

Calcinhas

lingerie
Fonte: Unsplash

Calcinhas bem organizadas duram mais e ainda ajudam a deixar o seu dia mais prático, então nada de jogá-las de qualquer jeito na gaveta.

O melhor é fazer um envelope, sobrando as duas laterais para dentro e depois o fundo da calcinha. Aí é só colocá-las uma atrás da outra para que você encontre facilmente sem ocupar tanto espaço na gaveta.

Pode colocar também em ordem de cor e tecido, o que deixa ainda mais fácil.

Também é importante evitar a lavagem dentro do banho, já que altas temperaturas podem prejudicar o tecido. Quando elas são de renda podem ter o mesmo cuidado do sutiã ao lavar, colocando dentro de saquinhos próprios para a máquina. Não lave com água quente, pois a fibra elástica é pouco resistente à temperaturas altas e isso reduz o tempo de vida útil.

Espartilhos

Espartilhos estão entre os itens que mais deformam e exigem cuidados, tanto na lavagem quanto no armazenamento. Eles podem ser colocados dentro de caixas ou em saquinhos para proteger o tecido, geralmente fino, e sempre sem dobrar para que a estrutura não danifique. As caixas devem ter algum tipo de furo para ventilação para que eles não fiquem com cheiro forte de guardado.

A máquina de lavar não é aconselhada nesse caso, já que pode gerar atrito e deformar mesmo usando a proteção de saquinhos. A lavagem à mão é melhor a opção, até porque você não precisa lavar esse tipo de item com tanta frequência e ele não costuma ter muita sujeira acumulada.

Meias de Seda

Meias de seda, sejam inteiras ou 3/4, são muito delicadas e podem desfiar mesmo que você não esteja manuseando. Por isso vale fazer uma lavagem rápida só na parte dos pés, que vai te ajudar a não riscar. Se for colocar na máquina pode usar o saquinho.

Para guardar, a dica da consultora de moda é separar um espaço exclusivo para meias em geral, evitando aquelas roupas com detalhes que podem puxar os fios. Guarde enroladinhas e coloque todas juntas em uma gaveta para que não desfiem. Se não quiser perder a gaveta toda, use uma caixa.

Outros cuidados

Montar uma estratégia de lavagem também pode te ajudar muito na conservação de itens delicados, e ainda acrescentar uma dose extra de praticidade na rotina. Tenha um dia na semana para lavar só as peças delicadas, como as lingeries e roupas levinhas do verão. Dessa forma você pode usar um sabão mais leve e colocar um ciclo de lavagem mais delicado.

Outra ajuda valiosa é manter as etiquetas com as instruções de lavagem, que sempre te darão a maneira mais correta de cuidar de cada item. Muita gente arranca sem nem olhar, mas vale a pena ficar atenta ao que o fabricante te pede para fazer. Pagamos tão caro em algumas peças e poderia ser muito simples fazer com que durassem. Se não é você que lava, lembre a pessoa de olhar também.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas