Cuidados com a pele

Inverno: Saiba como acabar com os problemas de beleza da época

- Por Isabela Guedes
problemas de beleza

O tempo seco e frio do inverno costuma vir acompanhado de alguns transtornos para a pele e para os cabelos, como o ressecamento, cravos e até aquelas casquinhas que tanto incomodam, os famosos problemas de beleza do inverno. Mas não é preciso se preocupar! Com alguns cuidados você resolve todos eles e mantém tanto a beleza quanto a saúde em dia.

Basta evitar algumas atitudes comuns nessa época do ano e se hidratar muuuito. Para explicar melhor, reunimos os principais problemas de beleza e dicas de como evitá-los e amenizá-los. Anote tudo!

Principais problemas de beleza no Inverno:

RESSECAMENTO DA PELE

problemas de beleza
Fonte: Unsplash

Os hábitos adotados na temporada são os principais culpados pelo ressecamento, portanto, é bom ficar de olho. No inverno temos o hábito de tomar banhos muito quentes. Essa temperatura elevada acaba agredindo a pele e a torna menos hidratada.

O clima frio também reduz a vontade de ingerir líquidos e frutas, que são hidratantes internos importantes. Então, inicialmente, devemos ingerir líquidos e evitar esse banho quente, ou pelo menos encurtá-lo para deixar menos contato da água com a pele.

Os cosméticos também são aliados na hora de reter a hidratação, basta apostar nos ativos certos. Precisamos de substâncias como o ÁCIDO HIALURÔNICO, O SILICONE, A UREIA OU OS ÓLEOS VEGETAIS, como semente de uva ou macadâmia.

Eles podem estar em produtos como o creme, bons para a pele seca, ou em veículos leves, como hidrogel ou loção, para as oleosas. Eles vão formar películas protetoras que impedirão que a água escape.

VERMELHIDÃO

Você costuma apresentar vermelhidão no rosto? ELA ACONTECE POR CONTA DE UMA VASODILATAÇÃO que tem a ver com a variação da temperatura, tanto para baixo quanto para cima. Se você usa a água muito quente no banho e sai no frio, ela aparece, então a recomendação é deixar mais morna.

CRAVOS E ACNE

Cravinhos e acne também podem ser transtornos comuns da época, especialmente por conta do chamado efeito rebote: Eles aparecem quando se usa água muito quente e a hidratação da pele cai. Ocorre uma agressão e o organismo aumenta a produção de sebo e gordura para se proteger, que geram esses problemas.

O ideal é USAR SABONETES OU LOÇÕES PARA CONTROLE E REDUÇÃO DOS CRAVINHOS, e evitar a hiperprodução, lavando corretamente o rosto e hidratando. Um erro comum é esfoliar na tentativa de se livrar deles, mas pode piorar ainda mais a situação.

DESCAMAÇÃO

problemas de beleza
Fonte: Unsplash

O ressecamento excessivo ainda pode causar o craquelamento, quando aquelas pelinhas finas ficam soltando. Nos locais que chamamos flexuras, como lábio e encontro do nariz com o rosto, podem se formar pequenas fissuras porque são regiões onde temos uma expressão facial maior.

É MUITO IMPORTANTE NÃO MANIPULAR, o que pode piorar, e usar cremes hidratantes mais fortes apenas nessas regiões para recuperar. Atenção: Não passe cremes densos no rosto todo, apenas nas áreas mais ressecadas, para não ter problemas com oleosidade.

DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, não ocorre apenas nos cabelos, ela também pode tomar o seu rosto. A água quente é uma agressão que pode privilegiar o aparecimento, porque é uma agressão que faz o organismo produzir mais óleo.

SE JÁ ESTÁ COM ELAS É NECESSÁRIO O USO DE CORTICOIDES (os xampus anticaspa não funcionam), tanto para a pele quanto para os fios. Em casos mais graves, o dermatologista precisará receitar um antifúngico.

Regular a oleosidade é a principal prevenção, então lave os cabelos com produtos adequados para o seu tipo e com água morna.

LÁBIOS RACHADOS

Quem nunca caiu na tentação de puxar aquelas pelinhas que ficam soltando na boca? Apesar de parecer uma atitude inocente, todo cuidado é pouco: Os lábios rachados são queixas muito frequentes e a tendência é que as pessoas arranquem, o que pode provocar fissuras e lesões, além do aumento do risco do câncer de pele.

EVITE RETIRAR, USE BATONS HIDRATANTES COM FREQUÊNCIA, várias vezes ao dia, e um creme labial com filtro solar para formar uma película protetora. Evite esfoliar.

FIOS RESSECADOS

Suas pontas estão ressecadas e sem vida? É importante fazer hidratações com máscaras caseiras com mais frequência no inverno, porque o cabelo fica mesmo com um aspecto mais arrepiado e seco. USE UMA VEZ POR SEMANA EM CASA E NUNCA COLOQUE NO COURO CABELUDO. Deixe uma distância de 10 a 15 centímetros da raiz em madeixas longas, e de 5 nas curtas. 🙂

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?