Cuidados com a pele

Eliminando as olheiras

- Por Isabela Guedes
olheiras

Se tem uma coisa que incomoda qualquer pessoa, seja mulher ou homem, são as indesejáveis olheiras. Aquelas marcas profundas e arroxeadas que aparecem ao redor dos olhos, além de nada bonitas, deixam um visual cansado e abatido.

olheiras
Fonte: Unsplash

Em alguns casos, existe a tendência genética. Mas, na maioria das vezes, elas aparecem por causa de fatores externos como noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites. Para as mulheres, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à falta de ferro.

Infelizmente, as olheiras não têm como ser retiradas de forma definitiva. Assim, para melhorar a situação, é preciso fazer um tratamento de cuidado com a pele de forma contínua. Além disso, uma boa aliada para esses casos é a maquiagem! Alguns cuidados e truques são úteis para disfarçar as olheiras. E então, vamos conferir?

Passe um corretivo

Os corretivos são ótimos para ajudar nesses casos. Além dos tradicionais, existem corretivos coloridos e cada tem uma função (de acordo com a cor, ele deve ser aplicado para uma função específica). Para disfarçar olheiras, o corretivo indicado é o amarelo. Assim, esse tipo de tom se neutraliza com a cor da pele e ajuda a esconder os tons em evidência da olheira. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo da cor de sua pele.

  • A base e o pó facial completam a produção “antiolheiras”. Use para finalizar sua produção depois do corretivo;
  • Antes de dormir, passe um creme cosmético específico de hidratação da área dos olhos. Uma boa hidratação é garantia de pele bonita e na área dos olhos não é diferente!
  • A hidratação aumenta a espessura da pele, assim os vasos sanguíneos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local;
  • Lavar o rosto com água fria promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras;
  • Faça massagens circulares suaves na região dos olhos;
  • Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável;
  • E, finalmente, a dica mais preciosa: durma o suficiente! Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito — e isso se reflete no dia seguinte.

Como tratar as suas olheiras

Mas, é claro que os recursos estéticos também estão aí para ajudar. As possibilidades de tratamento são muitas. Então, veja algumas:

Laser

O laser é um tratamento muito eficaz e recomendado por dermatologistas. O tratamento consiste na aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sanguíneos. O aparelho também estimula o aumento do teor de colágeno da pele.

Peeling para clarear as olheiras escuras

O peeling também ajuda no combate às olheiras, principalmente aquelas com excesso de pigmento, com coloração amarronzada. Dessa forma, os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. Dessa forma, o peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico.

Preenchimento para olheiras fundas

olheiras
Fonte: Unsplash

Para os casos em que a olheira é uma consequência da anatomia do olho, o preenchimento com ácido hialurônico é o mais indicado. A técnica irá dar volume para a pele abaixo dos olhos de forma que fique nivelada com a face

Drenagem Linfática para eliminar as bolsas

Uma drenagem linfática bem localizada na área dos olhos e testa aumenta a microcirculação da região, eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas.

Cremes específicos para a área dos olhos

Existem produtos específicos para tratar de olheiras, que atuam somente na região dos olhos. Assim, para essa região os componentes indicados são: Vitamina K1, bioflavonóides, vitamina C e retinol.

Cirurgia para retirada das bolsas

As cirurgias para o tratamento e remoção das bolsas da pálpebra são chamadas, tecnicamente, de blefaroplastias. Mas, ao retirar os abaulamentos causados pelas bolsas, a pele fica mais lisa e com menos zonas de sombreamento, suavizando as olheiras.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?