Cuidados com a pele

Dormir bem: um segredo de beleza

- Por Isabela Guedes
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Dormir é uma daquelas coisas que todo mundo gosta de fazer. Mas com a rotina agitada do dia a dia, muitas vezes, não conseguimos dormir bem e o suficiente. Além do mau humor e dos prejuízos à saúde que isso pode causar, uma noite de sono mal dormida também prejudica a pele, podendo causar envelhecimento precoce.

Por isso, é preciso ficar atenta à qualidade do seu sono. De nada adianta passar vários cremes no rosto e acabar não descansando direito. Lembre-se: o sono também faz parte do seu tratamento de beleza! Então, preparamos algumas sugestões de como melhorar o seu sono de beleza, confira.

Nada de preguiça

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Fonte: Unsplash

Aquele momento antes de dormir costuma ser de muita preguiça, não é mesmo? O cansaço do dia todo costuma ser muito grande e tudo que a gente quer é deitar e dormir. Mas, é bom ter uma rotina de limpeza da sua pele antes de deitar. Dormir de maquiagem não é permitido! Uma boa dica é deixar lenços demaquilantes na cabeceira ao lado da cama. Assim a preguiça não vence a necessidade de tirar a maquiagem antes de dormir.

Tonifique a sua pele

Além do sabonete de rosto e creme noturno, mais um produto deve ser incorporado na sua rotina de beleza: o tônico. Assim, esse produto ajuda a remover as impurezas mais profundas e faz com que a pele absorva melhor qualquer produto aplicado depois da limpeza.

Durante o sono

Uma outra dica dos especialistas é manter os cabelos longe do rosto. Parece estranho, não é mesmo?  Acontece que os fios carregam oleosidade e impurezas, por isso, o ideal é prendê-los levemente num rabo de cavalo ou trança.

Até a posição na hora de dormir pode influenciar na beleza da sua pele. Assim, o mais indicado é tentar não dormir em uma única posição. Segundo os especialistas, quem dorme com a barriga para baixo têm mais predisposição a rugas; dormir sobre o rosto faz com que a pele se dobre e cria um vinco e uma diminuição do colágeno, o que acaba gerando linhas permanentes e falta de elasticidade da pele.

Dormir bem ajuda a emagrecer

E não é só a pele que ganha quando você consegue dormir bem, a boa qualidade do sono também pode ajudar no emagrecimento. As pesquisas científicas garantem: uma boa noite de sono controla a fome e aumenta a sensação de saciedade.

Quem dorme cinco horas ou menos por noite, corre três vezes mais risco de se tornar um obeso no futuro. Mas, é claro, que só dormir bem não é suficiente para emagrecer. O acompanhamento nutricional, a atividade física e os tratamentos estéticos são fundamentais. O melhor mesmo é unir todas essas coisas.

A relação entre o sono e o ponteiro da balança é influenciada por alguns hormônios do nosso corpo, veja quais são eles:

Cortisol: hormônios que aparecem quando estamos sob estresse e é responsável por estocar gordurinhas no nosso corpo;

Ghrelina: hormônio responsável por estocar gordurinhas no nosso corpo;

Leptina: neuromodulador, responsável por controlar a saciedade. Quando não dormimos bem, sua produção é reduzida.

Dicas para dormir bem

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Fonte: Unsplash

Quer sugestões de como melhorar o seu sono? Separamos algumas para você:

  • Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde;
  • Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados;
  • Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;
  • Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono;
  • Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar;
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Cuide com as substâncias estimulantes. Ou seja, preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono;

Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Ou seja, quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

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