Escolha uma Página

Já vamos começar o texto com uma dose de realidade: vestir a roupa ideal para uma entrevista de emprego não necessariamente garante a conquista do trabalho ideal, o que faz isso é o que você fala e faz durante a entrevista; suas atitudes vão determinar o seu destino profissional.

MAS, não podemos deixar nossas vestimentas de lado, pois a primeira impressão é sempre a que fica. O ato de entrar na sala, com o portfólio embaixo dos braços e pronta para apertar a mão do seu futuro chefe é que formará a impressão que vai permanecer até o fim da entrevista e quem sabe por muito mais tempo.

O recrutador vai formar uma opinião sobre você, seja ela positiva, ou negativa, baseada na sua aparência e comportamento assim que te conhecer.

Mesmo que você não esteja tentando um emprego que exige uma vestimenta formal, você precisa sempre escolher algo formal para vestir durante a entrevista de emprego. Isso não significa que você precisa usar um terninho todas as vezes, mas só porque você vê as pessoas entrando e saindo do escritório com calças jeans não quer dizer que você não deve vestir o seu melhor para a ocasião.

Se vestir para uma entrevista de emprego nunca é simples, mas há algumas regras e dicas que você pode seguir para tornar esse trabalho mais fácil do que você imagina. Nos permita apresentá-las a você:

O que usar em uma entrevista de emprego: as regras

entrevista de emprego

Esteja confortável

Não escolha uma peça que você ainda não tenha usado. Ao mesmo tempo em que possa parecer tentador comprar uma roupa nova para a entrevista, você não vai querer que algum imprevisto ocorra na hora de vesti-la, como uma linha descosturada, ou um momento “eu não percebi que isso era transparente” no grande dia..

Se você não resistir e comprar algo novo para a entrevista, compre com antecedência e use como teste alguns dias antes. Se você estiver com medo de deixar marcas de suor, ou de maquiagem, opte por uma cor mais escura

Confiança é a peça-chave

Se você possui um vestido, ou um conjunto que sempre tira elogios dos outros, não tenha medo de escolher essa peça mais antiga e favorita. Você se sentirá confiante e saberá que está bonita e isso vai ajudar você a focar no que dizer e como agir durante a conversa com o recrutador.

Preto = tédio

Se suas peças pretas são o seu “cobertor da segurança” quando se trata de roupas, não fuja dele, mas adicione uma pitada de cor, ou estampa para fazer com que você chame a atenção em meio a outros candidatos.

Uma blusa de seda estampada embaixo de um blazer preto clássico é uma ótima roupa para usar em uma entrevista de emprego. Só evite usar um vestido preto embaixo de uma jaqueta preta com um sapato preto para finalizar. Um look brilhante e colorido vai tirar muito mais sorrisos que um look totalmente preto.

entrevista de emprego

Sorria

Falando em sorrisos, não há acessório melhor que eles. Sempre, sempre comece uma entrevista com um grande sorriso desde o momento em que você se apresenta ao recrutador, não importa o quão nervosa você esteja. Um sorriso vai agradar o futuro chefe instantaneamente e as coisas vão começar com o pé direito. Sorria e concorde com a cabeça enquanto o recrutador fala. Isso também é importante. Com essas atitudes, você vai manter a energia da entrevista sempre positiva.

Sapatos: eles importam

Quando o recrutador olha para você dos pés à cabeça, o olhar dele vai ser finalizado nos seus sapatos. Esteja certa que eles estão limpos. Nunca, jamais, escolha saltos nos quais você não consegue andar direito – você nunca sabe o quanto vai ter de andar da portaria do prédio até a sala de reuniões. A escolha mais segura é apostar em um sapato fechado, com saltos médios e quadrados.

Cores muito chamativas nos calçados também não são bem-vindas. Se você quer adicionar um toque de claridade no look através deles, escolha uma estampa, ou um tom pastel claro.

De todas essas dicas, a melhor de todas é a confiança. Não deixe a roupa vestir você, mas vista a roupa em todas as suas atitudes. Entre com a cabeça erguida e com o pensamento de que você vai conseguir aquela vaga. Pensamentos positivos atraem conquistas positivas!

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas