Cuidados com a pele

Cuidados com as mãos: dicas para uma hidratação certa

- Por Isabela Guedes
cuidado com as mãos

Você costuma pensar nos cuidados diários para sua mão? Como hidratação, por exemplo? E você sabia que as mãos também envelhecem? Pois é, costuma-se falar tanto do cuidado com outras partes do corpo que as mãos ficam um pouco esquecidas. Mas ela é uma parte muito importante, que quando está bonita e saudável ajuda a compor a beleza do corpo todo.

cuidado com as mãos
Fonte: Unsplash

O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas (aquelas glândulas responsáveis por produzir um tipo de sebo que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água), o que o torna muito sensível à desidratação. As mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez Por isso, é importante reforçar o cuidado com as mãos.

Ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não contam com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por isso, é extremamente importante cuidar diariamente delas.

Hidratar a pele nunca é demais!

E com as mãos, essa regra não é diferente. A hidratação ameniza o ressecamento – que é um dos maiores problemas relacionado as mãos – e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas.

Uma boa dica para garantir a hidratação é sempre manter um creme na bolsa. No mercado cosmético, existem inúmeras opções disponíveis, inclusive com um formato prático para você carregar aonde for.

A proteção das mãos também é essencial! Você deve proteger suas mãos da água e dos produtos de limpeza quando for fazer algum serviço. Para isso, recorra às luvas. E o sol, um “vilão” da pele já conhecido, não deixa de atingir as mãos. Assim, o uso adequado do filtro solar pode evitar os danos das radiações solares, prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.

Se acontecer de as mãos ficarem avermelhadas, pelo uso de certos produtos ou pelo contato com a água quente, passe um creme de manteiga de carité. E utilize-o antes de dormir sempre que possível, deixando-o agir durante toda a noite. O cuidado é garantido!

Esfoliação

cuidado com as mãos
Fonte: Unsplash

A esfoliação também faz parte do cuidado com as mãos. Pele ressecada é pele morta, sem vida. São as células mortas que ficam na superfície e devem ser removidas, mas sem agredir a pele. Para isso servem os esfoliantes! Além disso, eles também são ótimos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. Assim, o tipo do esfoliante mais indicado é aquele que tem um poder de esfoliação médio. O produto deve ser utilizado uma vez por semana.

Então, depois de todas essas recomendações, que tal investir em um hidratante caseiro? Nós separamos para você uma receita simples e fácil de fazer que é garantia de mãos sedosas. Confira:

Ingredientes

  • Uma colher de chá de mel;
  • Três colheres de sopa de leite;
  • Duas colheres de aveia.

Como fazer

Misture o leite e a aveia e adicione o mel à mistura. Passe a massa por toda a superfície da mão com movimentos suaves e circulares. Retire o hidratante, lavando-o com água. Agora, é só desfrutar de toda a hidratação das suas mãos!

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?