Escolha uma Página

Os cuidados com a pele são uma necessidade de qualquer pessoa, seja mulher, homem ou criança. Se proteger do sol, manter a pele hidratada e limpa são coisas que refletem na saúde do corpo e podem evitar doenças.  Para quem usa maquiagem então, esses cuidados devem ser redobrados.

Três itens importantes para quem se maqueia são o tônico, a base e o corretivo. O primeiro vem para limpar a pele, a base para dar uniformidade e como o próprio nome já diz, o corretivo serve para partes específicas do rosto.

Parecem itens básicos e por isso fáceis de escolher, mas é preciso levar em conta algumas características da pele na hora de comprar.

Tônico

cuidados com a pele
Fonte: Unsplash

No caso do tônico, ele pode ser adstringente ou não, o nível de oleosidade da pele vai ditar qual a melhor escolha. Ele é responsável por eliminar resíduos, diminuir os poros e equilibrar a quantidade de água e óleo no rosto.

Deve ser aplicado após a lavagem do rosto com sabonete neutro ou que seja específico para o seu tipo de pele. Se ela for oleosa, o tônico adstringente vai ajudar no controle, se ela for seca, opte pelo tônico normal.   

É importante lembrar que independente da maquiagem, o tônico deve ser usado antes de qualquer aplicação no rosto, como protetor solar ou creme.

E por falar em creme, aplicar hidratante na pele após a limpeza e antes de passar a base vai ajudar a manter ela mais bonita e conservar a maquiagem.

Base

Depois de limpar, chegou a hora de aplicar a base. Para escolher a cor que melhor combina com a tonalidade do seu rosto, teste a base na altura do queixo. Ela tem que deixar o rosto em harmonia com o pescoço e colo. Além da cor, existem vários tipos de base e mais uma vez, seu tipo de pele vai ditar qual a melhor opção.

Bases líquidas são indicadas para peles secas e com rugas, elas são fáceis de aplicar a tem cobertura maior. Já as bases em mousse podem ser aplicadas em peles secas ou oleosas e apesar de não ter uma cobertura tão boa quanto a base líquida, o acabamento é bem natural.

As bases em pó são uma ótima opção para quem tem a pele oleosa ou não gosta de muito brilho na pele, pois ajudam na obsorção e deixam uma aparência mais opaca. Por último temos a base cremosa, indicada para peles secas, pela alta cobertura que proporciona.

Uma opção interessante são as bases que também servem como protetor solar. Os raios do sol, além de causar envelhecimento precoce da pele, podem causar doenças, então estar maquiada e protegida é uma ótima escolha.  

Corretivo

cuidados com a pele
Fonte: Unsplash

Pele limpa e com base, chegou a hora do corretivo. Você pode optar pelas versões líquidas ou cremosas. Eles vão ajudar a esconder as olheiras, cicatrizes, manchas etc.

O corretivo cremoso é denso e pesado, não recomendado para regiões como as bolsas abaixos dos olhos, pois podem destacar ainda mais as linhas de expressão.

Já os líquidos são a melhor opção para cobrir áreas maiores, pois oferecem uma cobertura mais leve.

Todos esses cuidados e etapas farão toda diferença no resultado e conservação da maquiagem.

E na hora de tirar, não esqueça de usar demaquilante. Apenas lavar o rosto com água e sabonete não vai limpar e retirar toda maquiagem da pele.

Ao longo dos anos você vai ver como todos esses cuidados farão a diferença. 

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas