Escolha uma Página

A maior parte das mulheres costuma se inspirar em um corte de cabelo de celebridades na hora de passar a tesoura nos fios. Entretanto, além do que está na moda, é preciso analisar outros itens na hora de escolher o corte ideal. O formato de rosto é um deles. É importante saber quais tipos podem valorizar e harmonizar as proporções da face.

Como descobrir o formato do seu rosto?

Em frente a um espelho é possível, de forma fácil, descobrir o seu tipo de rosto. Aproxime o seu rosto no espelho após o banho, e, aproveitando o vapor do chuveiro, desenhe com o seu dedo o contorno do seu rosto no espelho.

Também é possível desenhar o contorno do seu rosto com a ajuda de um batom ou delineador, caso não queira usar o vapor do banho.

O próximo passo para descobrir qual o formato do seu rosto está nestas 4 perguntas:

  • Seu rosto é aproximadamente 2x mais comprido do que largo? Ele é um pouco mais estreito na mandíbula e na testa do que nas têmporas? Se sim, você tem um rosto oval.
  • Sua testa é tão larga quanto sua mandíbula e têmporas? A linha onde o cabelo nasce na sua testa é reta? Se sim, você tem um rosto quadrado.
  • Seu rosto é tão largo quanto comprido, sendo que a parte mais larga é a que está alinhada às orelhas? Se sim, você tem um rosto redondo.
  • Sua testa e bochecha são largas e a mandíbula é estreita? Se sim, você tem um rosto triangular.

Agora que você já sabe qual é o formato do seu rosto, mostraremos qual corte de cabelo combina com você:

corte de cabelo

Rosto Oval e Coração

Características: proporções do rosto bem similares, mandíbula e testa mais estreitos e maçãs do rosto proeminentes.

Para os rostos do tipo oval ou em formato de coração o mais indicado é o volume na parte inferior, mantendo as pontas para fora e franjas irregulares na altura das bochechas.

Todavia, mulheres de rosto oval podem experimentar praticamente todos os cortes de cabelo. Podem usar cabelo longo, médio ou joãozinho, com ou sem franja e qualquer um desses estilos ficará bom. Este é um formato de rosto “democrático”.

Rosto quadrado

Características: largura e comprimento proporcionais, mandíbula e testa amplas.

Para rostos quadrados o indicado é um corte de cabelo com volume nas laterais e franjas irregulares. A franja mais indicada para esse tipo de rosto é a dividida no meio ou jogada de lado na altura do olho ou nariz.

Evite franjas pesadas e muito retas e também fuja dos penteados que dão volume ao redor da cabeça (como uma coroa), pois estes deixarão em evidência os ângulos quadrados do seu rosto.

O corte de cabelo repicado é uma boa pedida, já que ele evita essa geometria quadrada, tanto do rosto quanto do cabelo, porém não abuse do volume ao finalizar. A franja pode entrar em cena, suavizando os traços.

corte de cabelo

Rosto Redondo

Características: queixo arredondado, poucos ângulos bem definidos, bochechas proeminentes.

Para os rostos redondos, a sugestão é apostar no volume na parte superior em forma de triângulo invertido. Para as mulheres que querem apostar no corte chanel, por exemplo, a dica é repicar para que as camadas ajudem a disfarçar a largura da face.

Outra sugestão é manter sempre o corte de cabelo mais comprido que a altura do seu rosto, assim você consegue sempre dar a impressão de um rosto mais comprido e menos achatado.

Invista em uma franja de forma que ela fique na diagonal ao rosto, é a melhor franja a ser usada. Criando textura no cabelo, trabalhe com linhas abaixo do queixo ou ombro, isso trará uma ilusão ovalada.

Rosto Triangular

Características: queixo proeminente, osso da maçã do rosto bem visível e testa ampla.

Os rostos com formatos triangulares, chamados de “pêra”, combinam com corte de cabelo com volume, com pontas voltadas para cima e fios mais despenteados sobre a nuca, para estilizar.

Quem possui o rosto triangular pode investir em um corte de cabelo de médio a comprido. Trabalhar técnicas que dão mais volume na parte inferior do rosto é ideal para compensar o maxilar mais saliente, no caso da franja busque franjas mais desfiadas e evite prender os cabelos, pois evidencia ainda mais seu formato de rosto. 🙂

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas