Escolha uma Página

O batom é um dos itens essenciais na necessaire de qualquer mulher. É um acessório de maquiagem universal e democrático e é quase impossível encontrar uma mulher que não goste de batons.

Há diversos tipos e cores no mercado e costuma-se dividir os tons de acordo com a estação do ano (Outono/Inverno e Primavera/Verão). A estação mais fria do ano costuma combinar com tons mais sóbrios e fechados. Já no calor a aposta de sucesso cai sobre os tons fortes e vibrantes.

Batons para o verão

batom

Laranja

O laranja não é uma cor tão comum em batons, por isso é uma aposta certa para quem gosta de se diferenciar. Pode ser usado durante o dia ou a noite, e existem variações de tons mais abertos (laranjas vívidos) aos mais fechados (laranjas queimados). Para incorporar o batom laranja ao visual, a mulher deve ser ousada e ter personalidade. Para usá-lo é necessário planejar a melhor forma de combinar e harmonizar o batom com o resto da maquiagem.

Para as mais discretas, uma dica é adotar tons mais discretos do batom laranja, como o coral, que combinam com qualquer tom de pele.

Rosa Pink

O rosa pink, apesar de ser vibrante, é uma cor clássica, pois a maioria das mulheres possui algum batom dessa cor. Se a ideia for dar destaque a região da boca, escolha as tonalidades mais intensas e abertas, e que combinam perfeitamente com mulheres morenas, brancas ou bronzeadas. Já um tom mais fechado combina com eventos noturnos.

Pêssego

Para quem curte um tom mais discreto, o pêssego é a aposta ideal! A cor mantém a delicadeza e é uma ótima substituta do nude ou marrom, podendo ser usada quando a make dos olhos está mais carregada. Sempre vale a regra: olhos carregados = batom mais suave, batom marcado = maquiagem dos olhos suave.

Batons para o inverno

batom

Roxo

A cor foi tendência no inverno 2015, principalmente no tom clássico (uva) e promete continuar na boca das mulheres (literalmente!) em 2016. Existem variações interessantes que vão do quase preto (roxo bem escuro e marcado) ao fúcsia (mais puxado para o rosa). A dica é sempre verificar qual cor fica melhor ao seu tom de pele e personalidade e muito cuidado com os excessos, o batom roxo deve ser a estrela da make.

Se você já testou as tonalidades existentes de roxo, pode se jogar na escolha mais ousada para as noites de inverno. A cor que possui um leve toque de vinho também tem um pouquinho de roxo escuro e deixa os lábios bem marcados.

Vinho

O batom vinho é um clássico, que nunca sai de moda. Fica bom para a maioria dos tons de pele e é uma opção para aquelas que gostam de tons fortes, porém não querem chamar tanta atenção. As ruivas podem abusar do tom, pois destaca a cor dos fios. Além disso, os fios presos ajudam a dar destaque aos lábios, por isso é válido apostar em penteados (presos ou semi presos) quando se deseja destacar a boca.

Vermelho

O vermelho é o rei dos batons e toda mulher que já quis se sentir poderosa aposta nele! Existem diversos tons, desde o vermelho sangue ao vermelho fechado (burgundy e marsala). Os tons fortes e mais abertos ficam ideais para mulheres de pele clara, pois causam contraste na região da boca. Para as morenas e negras, a aposta são nos tons fechados (ou queimados), que destacam e dão um brilho à pele.

Esta é uma cor coringa, que não se deve ter medo de usar!

Independente do tom escolhido, é importante uma aplicação perfeita, pois interfere diretamente no resultado final. Para aquelas que não são experts no assunto e querem fazer uma make poderosa, seguem dicas de aplicação:

  • Comece passando um risco no V do lábio superior;
  • Faça o segundo traço com um lápis da cor do batom (ou pincel) cruzando com o primeiro e definindo a curvinha dos lábios;
  • Agora é hora de marcar o lábio de inferior, para isso faça um traço seguindo o formato da boca;
  • Nas laterais dos lábios faça pontinhos que devem respeitar os limites por onde o batom deve passar;
  • Contorne o formato da boca seguindo as orientações que desenhou;
  • Agora é só dar cor a boca respeitando os limites do contorno e arrasar na make! 🙂
× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas