Escolha uma Página

Um dos recursos de maquiagem mais utilizados pelos profissionais, a técnica de contorno facial é uma espécie de fábrica de ilusões. Com ela, um rosto redondo parece mais afinado, um nariz, levemente empinado, e um queixo proeminente é atenuado.

Tudo isso, graças ao princípio de luz e sombra, usado para destacar o que precisa ser valorizado e apagar o que se quer esconder. É mais fácil do que parece – o maior desafio é descobrir os pontos e o jeito certo de aplicar cada produto, o que ensinamos no passo a passo ao lado.

O contorno mais bem feito é aquele que fica imperceptível. Em geral, destacam-se testa, topo do nariz e queixo e escurece-se a região das têmporas.

Itens básicos para fazer o contorno

contorno facial
Fonte: Unsplash

Você vai precisar de um iluminador ou corretivo em uma tonalidade mais clara que a da sua pele, outro um tom mais escuro e um blush terroso opaco. Indico o uso de produtos com textura sequinha para dar efeito de sombra e mais cremosos para iluminar.

Desde que o efeito virou febre, são lançados produtos específicos a todo momento. Fique de olho.

Os bronzeadores ou iluminadores em bastão, por exemplo, são uma boa pedida, pois facilitam a aplicação e deixam aspecto mais natural.

Outro detalhe importante é a escolha dos pincéis: para preparar a pele com a base, antes de iniciar o contorno, escolha um de cerdas longas e achatadas.

Em pontos mais delicados da face, como abas do nariz, sobrancelhas e arco do cupido (centro superior da boca), use um menorzinho, como o de sombra.

As maçãs do rosto – ponto principal do contorno – devem ser marcadas com pincel de blush chanfrado, cujo formato se encaixa perfeitamente nas bochechas.

Confira, a seguir, como fazer em casa:

Passo a passo

1) Sombrear

Marque com o corretivo mais escuro a área abaixo das maçãs, seguindo, na diagonal, em direção às têmporas, nas laterais do nariz e no topo da testa. Para as iniciantes o ideal, como dito, é dar preferência para o corretivo em bastão. Para conseguir um efeito natural dê leves batidinhas com uma esponja especial para maquiagem.

2) Iluminar

Com o corretivo mais claro ou iluminador, realce o centro da testa, os pontos mais altos das maçãs do rosto, queixo e sobre o dorso do nariz. Atualmente, já existem vários tipos de iluminador: em pó, creme ou lápis. Escolha a textura que mais combina com a sua pele e aposte!

3) Realçar

contorno facial
Fonte: Unsplash

Dê acabamento com blush – no tom de sua preferência – nas maçãs do rosto. Mulheres de pele bem clara devem optar por tons rosados.

Para quem tem a pele branca amarelada, o ideal é usar o blush em tons de rosa para quebrar o fundo amarelo da rosto. Para as orientais, ela sugere o rosa mais fechado e o marrom claro com pigmentos de bronze.

Já Monica acredita que o pêssego cai bem na pele branca e os alaranjados nas orientais.

A pele morena apresenta uma tonalidade entre a branca e a negra. Sendo assim, fica mais fácil acertar na cor. Os tons rosados e o bronze são os ideais, pois dão uma aparência mais saudável e natural.

Enquanto os tons abertos ficam lindos na pele branca, os mais fechados caem melhor na morena. Opte pelo rosa queimado, e se for escolher um mais tom puxado para o marrom, prefira o mais claro, um escuro pode deixar o visual pesado.

Já as cores escuras ficam ótimas na pele negra. Blush em cores como o marrom escuro, marrom café, rosa queimado e terracota combinam muito bem com a mulher negra.

Os tons de vinho e o bronze ferrugem também ficam bem nessa pele. Já o pêssego e os tons alaranjados não devem ser usados por quem tem a pele negra.

A primeira regra na hora de passar o blush é não deixá-lo muito marcado, este efeito não fica bom em nenhum tom de pele. Depois, considere o formato do seu rosto. Quem tem a face redonda, deve aplicar o blush a partir das bochechas puxando para a diagonal. Para mulheres que tem a forma triangular, o correto é passar do centro para as laterais, na horizontal.

E as de rosto quadrado podem concentrar nas bochechas. Para saber se você está realmente aplicando nas maçãs do rosto há um truque: sorria levemente e elas irão levantar, é aí que o local correto para passar o produto.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas