Escolha uma Página

O comprimento da saia é decisivo na hora de montar um look bonito e apropriado para as mais variadas ocasiões, e cada uma pede uma atenção especial e diferenciada para harmonizar com a silhueta e cair perfeitamente. Para não errar, descubra quando e como usar cada cada peça, seja ela mini, média, midi ou longa.

Mini Saia

comprimento
Fonte: Unsplash

A mini saia é aquela na qual o comprimento termina na metade da coxa, com uma conotação mais sexy e casual.

Você até pode usar um vestido de festa nessa altura, mas ele precisará ser muito mais elaborado e ter uma sofisticação bem maior do que um médio ou um longo teriam para ficar bem.

Apesar disso, ele é mais versátil do que as pessoas imaginam pois não costuma achatar a silhueta e ainda ajuda alongar para quem é baixinha, especialmente quando possui a cintura alta ou no lugar.

Saias e vestidos ficam muito bem com coletes e blusas mais longas, terminando quase na barra, para quem quer um visual moderno.

Saia Média

Peças que terminam no joelho ou logo acima dele são consideradas médias, e podem ir desde o trabalho até aquele jantar mais sofisticado: Elas não alongam tanto quanto as curtas, mas também não te achatam, então têm certa neutralidade.

Vale apostar na cintura no lugar, especialmente na bermuda, e usar com blusas mais curtas ou por dentro para que você tenha uma sensação de alongamento.

Saia Midi

É comum considerar o comprimento midi um vilão pela crença de que ele diminui a estatura, no entanto, com alguns cuidados é possível reduzir esse efeito e deixar a sua roupa muito mais versátil, seja ela uma saia ou mesmo uma calça, vestido ou pantalona.

O modelo costuma estar no meio da panturrilha ou dois ou três dedos abaixo do joelho, e por isso tem essa sensação de encurtar as pernas. Vale usar com um salto, que deixe a produção super arrumada e feminina e por si só coloque a cintura no lugar. Evitar estampas muito espaçadas também é válido, porque elas costumam diminuir ainda mais.

Esse comprimento pode ficar extremamente sofisticado ou casual, tudo vai depender dos detalhes e da maneira como você veste. Ele é muito versátil, e realmente muda com os acessórios e complementos da roupa. Tome cuidado para manter a parte de cima mais curta, isso vai te deixar visualmente mais alta, e evite os franzidos e pregas na cintura, que acentuam a barriga.

Saia Longa

comprimento
Fonte: Unsplash

Calças longas são curingas e podem ser utilizadas em qualquer situação, mas o mesmo não acontece com os vestidos e saias.

Eles são menos versáteis que o midi, porque são considerados pouco apropriados para o trabalho, por serem informais demais. 

Em outras situações funcionam muito bem de acordo com o que for utilizado em conjunto.

Tem medo de usar por ser baixa? Acredite, esse é um comprimento que só ajuda: Quando não é muito rodado e volumoso, as saias longas são bem democráticas porque alongam a silhueta, especialmente quando o look tem uma cor só.

Para as saias, ou mesmo pantalonas, o ideal é escolher o salto que você quer usar para que a barra seja feita bem rente ao chão, com apenas um dedo de distância atrás. Em geral, o sugerido é não marcar na altura do tornozelo, porque mesmo estando em alta na moda ele não é considerado sofisticado. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas