Escolha uma Página

Escolher uma coloração diferente para os cabelos hoje em dia já se tornou natural. Se você é loira, mas prefere cabelos pretos, com uma visita ao cabeleireiro você resolve isso. Se você quer ser ruiva, se quer ter mechas, se quer o cabelo azul, não importa, as tinturas estão aí para realizar essas mudanças.

Mas quem tinge ou já tingiu o cabelo sabe como os cuidados são redobrados. É cuidado com a raiz, creme para não ficar muito ressecado com a tinta, cuidados para não desbotar e por aí vai. Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a coloração bonita e forte por mais tempo.

Para lavar

coloração
Fonte: Unsplash

Depois de colorir, invista em shampoos para cabelos quimicamente tratados ou tingidos. Você pode pedir uma indicação para sua cabeleireira.

Não use shampoos anti-resíduos, pois ele vai limpar a química do cabelo e por isso, afetar a coloração.

Hidratação e proteção

Como a química vai mexer com a estrutura do cabelo, é provável que ele fique ressecado, então aposte na hidratação profunda ou em máscaras, mas escolha um produto que seja para o seu tipo de cabelo, levando em conta a oleosidade natural dele, por exemplo.

Os finalizadores à base de silicone são uma boa escolha para proteger os fios, você pode aplicá-los diariamente.

Poupe o cabelo

Tenha um cuidado extra com secadores, chapinhas e baby liss após a coloração. O cabelo já fica mais sensível por conta da química e o uso contínuo desses aparelhos vai prejudicar ainda mais.

Outros fatores que desgastam o cabelo e a tintura é o sol e água de piscina e mar. Como não dá para evitá-los sempre, fique atenta às exposições prolongadas e aposte em uma hidratação para recuperar os fios. Você também pode procurar cremes específicos para essas ocasiões (piscina e mar), eles vão minimizar os danos.

De olho na raiz

coloração
Fonte: Unsplash

Dependendo da cor do seu cabelo, a raiz vai aparecer mais cedo ou mais tarde, mas de qualquer forma, o recomendado é que os retoques sejam feitos a cada 15 dias. 

Vale lembrar que você não precisa pintar o cabelo todo a cada 15 dias, mas retocar apenas as raízes. Ficar passando tinta no cabelo sem necessidade pode deixar ele ainda mais fragilizado. A tintura completa pode ser retocada a cada 20 ou 30 dias, aí vai depender de cada caso.

Algumas dessas dicas você pode colocar em prática em casa, como as hidratações e em alguns casos, até o retoque da raiz. Outras devem fazer parte da sua rotina depois da coloração, como o uso de shampoos corretos e aplicação de produtos diários para reconstruir o cabelo.

No entanto, alguns processos devem ser feitos por profissionais.

Dependendo da sua coloração, o retoque da tintura no cabelo todo deve ser feito por um profissional, que vai saber manter o tom do cabelo.

Além disso, a primeira vez que você for tingir, não é nem um pouco recomendado que faça sozinho, pois é importante avaliar a saúde do cabelo, avaliar a tintura e os efeitos que pode ter. Procure um cabeleireiro de confiança e ele vai te ajudar a tomar a melhor decisão.

Mudar o tom do cabelo pode ser bem divertido, mas deve ser feito com muito cuidado, afinal, pode parecer um processo simples já que é tão comum hoje em dia, mas não é. Ele envolve química e uma ação errada pode trazer péssimos resultados. Então aposte nas escolhas e nos profissionais certos e arrase com seu novo cabelo.

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas