Cuidados com a pele

Celulite: como prevenir e diminuir esse problema

- Por Isabela Guedes

Vira e mexe acabamos nos preocupando com a estética. Apesar de tentarmos não pensar muito nisso e não nos deixarmos levar pelos padrões de beleza endeusados pela mídia, no fim das contas sempre temos algum detalhe que gostaríamos de mudar em nós. Para melhor.

Sempre pregamos que devemos nos amar do jeitinho que somos. Porém, quem disser que está completamente satisfeita com o corpo inteiro, ou está mentindo ou já conseguiu deixar tudo do jeito que queria.

A famosa celulite

celulite
Fonte: Unsplash

A celulite é um probleminha que acompanha nossa sociedade já faz muito tempo. A cada dia surge um novo tratamento para tentar acabar com esse problema.

Como sabemos que muita gente se incomoda com isso e sempre está buscando um jeito de entender e acabar com esse problema, fica ligada nesse post.

Vamos te contar os motivos que causam a celulite e como você pode evitar. Além de tratamentos alternativos para cuidar melhor de você.

Como surge a celulite?

O surgimento da celulite está diretamente ligado à alimentação. A ingestão de gorduras, açúcar, sal, carboidratos refinados e industrializados em excesso, causa o aspecto de casca de laranja indesejado.

Outros hábitos ruins, como fumar e não praticar atividade física também podem impactar no surgimento desse mal. Esse hábitos ruins e a má alimentação enfraquecem as células. Assim elas não conseguem reter a água dentro delas.

Quando água é desperdiçada, os tecidos que sustentam a pele são desordenados e não conseguem manter a gordura no devido lugar. Assim, a gordura acaba subindo e formando ondulações, especialmente nas coxas e no bumbum.

Porque é mais comum nas mulheres?

As mulheres possuem um tecido adiposo diferente dos homens, ou seja mais gorduras localizadas. As diferenças hormonais entre os sexos também são fatores que contribuem para o surgimento do problema.

O hormônio estrogênio, produzido pelas mulheres, faz com que nós retenhamos mais líquido. Somado a isso, temos também as oscilações dos períodos como a menstruação, a gravidez…

Esse hormônio manda as gorduras diretamente para as coxas e bumbum das mulheres. Quando os músculos fortes da região se contraem, a pele é puxada e lá aparecem os furinhos.

Já nos homens, a testosterona, hormônio produzido por eles, manda a gordura consumida direto para o abdômen. Dessa forma, os homens tem mais facilidade para ganhar uma barriguinha a mais. Porém, a testosterona também faz com que eles ganhem mais massa muscular do que massa gorda.

Alimentos que acabam com os furinhos

celulite
Fonte: Unsplash

Alguns alimentos, e dicas na hora de cozinhar, ajudam a prevenir e diminuir a celulite. Você pode começar usando sal com moderação, por exemplo. Escolha temperos naturais para substituir o sal. Além de diminuir o sódio, você pode experimentar novos gostinhos na cozinha.

Não exagere nas gorduras e carboidratos simples. Sabemos que não é fácil. Eu mesma não vivo sem um docinho. Mas, pensando na nossa saúde e no nosso bumbum mais bonito, vamos fazer um esforcinho e evitar esses alimentos prejudiciais.

Tente montar uma dieta equilibrada. É importante inserir na sua alimentação diária alimentos como amendoim, batata, couve-flor, espinafre, laranja, ovo, tomate.

Camarão com casca, suplementos de glicosamina ou glucosamina, carne magra, frango, peixe, queijo magro, leite, nozes, cebola, cenoura, chá verde, frutas cítricas, frutas vermelhas, vinho tinto, com moderação, alface, azeite de oliva, brócolis, espinafre, ervilha fresca ou seca, feijão-branco, abacate, aveia, banana, beterraba, cogumelo e melancia.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?