Tendências

Calça cropped: estilo garantido!

- Por Isabela Guedes
calça cropped

Você já ouviu falar em calça cropped? Não, eu não escrevi errado e nem me enganei. Não estou falando da blusa cropped, e sim da calça – uma tendência da moda que já tem desfilado muito por aí nas últimas estações. E em pleno verão, a calça cropped cai muito bem, pois além de ser mais curta, costuma ser mais fresquinha e dá uma leveza ao look. Perfeito para dias quentes, não é mesmo?

Mas afinal, o que é calça cropped?

calça cropped
Fonte: Unsplash

A palavra “cropped” vem da língua inglesa e podemos traduzir como “encurtada”. E é bem essa a característica do modelo que a diferencia dos demais, a calça cropped tem um comprimento menor do que as calças regulares, sendo de fato mais “curta”. É aquela calça que fica acima do tornozelo, deixando-o à mostra.

Para quem não sabe, o modelo não é de todo uma novidade. Essas calças já foram moda na década de 60, tendo sido popularizadas por ícones da moda como Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. Agora, a peça voltou a fazer sucesso e tem desfilado por aí compondo o look de famosas como Gisele Bündchen e Sarah Jessica Parker.

Mas como toda novidade pode assustar, nem que seja um pouco, algumas mulheres têm medo de apostar na peça porque ela acaba encurtando a silhueta. Além do mais, não são todos os modelos de sapatos que combinam com ela. Porém, é só seguir algumas dicas muito simples – que nós trouxemos aqui hoje – para você poder sair por aí desfilando a sua calça <em>cropped</em> sem medo. Confira!

Deixe os pés à mostra:

Essa é a dica número um porque, com certeza, é a mais valiosa. Para evitar o efeito de encurtar a silhueta, você pode usar calça cropped para deixar seu corpo mais alongado e “ganhar” uns centímetros a mais. Isso é possível quando você usa sapatos abertos, daqueles modelos bem decotados, que deixam o peito do pé descoberto. Seja ele baixo ou alto, alonga a perna.

Claro que dependendo do modelo, você terá resultados diferentes. Por exemplo, as sapatilhas favorecem as mulheres mais altas. Mas as baixinhas também podem usar desde que a cor do sapato não chame muita atenção. Outra dica é apostar nas sapatilhas de bico fino, que alongam ainda mais! Ainda falando de cor, o nude é a cor que mais favorece o efeito de alongar visualmente.

Se você quiser acertar sempre, aposte nos scarpins. Salto alto e bico fino é a combinação perfeita com a sua calça cropped e a certeza de uma silhueta alongada. Fora que a elegância é imediata.

Os melhores modelos:

Existem vários modelos diferentes de calças cropped. Elas podem ter corte reto, ser bem justinhas ou ainda bem larguinhas. Todas as mulheres, com os mais variados tipos de corpo, podem usar uma cropped, é preciso tomar apenas alguns cuidados. Se você possui quadris largos, a dica é apostar na cropped mais larga, no modelo mais soltinho e com caimento reto. Outra dica é o visual monocromático, com a blusa da mesma cor da calça, alongando a silhueta.

Assim, para as mulheres mais baixas, o melhor é apostar nos modelos mais justos, que não dão volume. Também é melhor usar os modelos que não tenham barra virada – barras viradas diminuem visualmente a altura – ou que a barra não tenha cor muito diferente do tom da calça.

E quem disse que a cropped não pode ser usada em ocasiões mais formais? Os modelos de calça reta estilo alfaiataria deixam o look mais formal e elegante, podendo até ser usado no trabalho. Com a dica do scarpin, que já falamos lá em cima, é certeza de um visual estiloso.

calça cropped
Fonte: Unsplash

Como combinar:

E agora que já falamos de modelos e do que calçar usando a sua cropped, com que blusinha será que ela combina? A melhor aposta são as peças menos volumosas e não tão compridas. Partes de cima compridas darão a impressão do tronco maior e das pernas ainda mais curtas.

Dessa forma, para garantir a sofisticação, combine com camisas de tecidos finos e blazers. As camisetas também são permitidas. E para sair à noite, uma blusa com uma jaqueta de couro confere um ar boêmio e casual.

Ainda está em dúvida?

E se mesmo depois de todas essas dicas, você ainda está em dúvida se deve apostar ou não nessa tendência, a última sugestão é: faça um teste com a sua calça jeans! A calça jeans é uma boa opção para experimentar o comprimento cropped. É só dobrar a barra da calça na altura que mais te favorece, deixando à mostra a parte mais fininha acima do tornozelo.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?