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Você já deve ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas é muito comum acabar abrindo mão dele na tentativa de emagrecer, além disso eliminar o café da manhã também pode fazer mal à sua saúde. Se você está pensando em eliminar os quilinhos extras, saiba que ele exerce um papel fundamental na saciedade e fazer as escolhas certas é a chave para o sucesso.

Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos.

café da manhã
Fonte: Unsplash

Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas.

O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono.

Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso.

É o café da manhã que VAI GARANTIR QUALIDADE ALIMENTAR PARA O RESTANTE DO DIA, não só em fatores de energia, mas também em proteicos. DEIXAR DE FAZER ESSA ALIMENTAÇÃO NÃO AJUDA NO EMAGRECIMENTO, apesar de algumas dietas restringi-la bastante.

O QUE DEIXAR DE FORA

Para que essa refeição de fato ajude, e não some ainda mais números na balança, é preciso recorrer aos alimentos certos. Portanto, a especialista indica riscar alguns do cardápio até que se chegue ao peso desejado: TIRE DOCES, FRUTAS SECAS, MEL, BACON, QUEIJOS EM QUANTIDADE, PÃES BRANCOS, CROISSANT, qualquer item com açúcar refinado e os embutidos, como salames e peito de peru, pela quantidade de nitritos e sódio, que muito além do emagrecimento, são substâncias relacionadas ao câncer e outras doenças.

COMPONDO A MESA

O café da manhã atua de maneira positiva no metabolismo e na saciedade ao longo do, dia, basta que você monte corretamente os nutrientes no prato. Ele deve ser composto por CARBOIDRATOS DE ÍNDICE GLICÊMICO BAIXO, OS COMPLEXOS, COMBINAR FRUTAS COM UMA FIBRA COMO A AVEIA, CHIA, AMARANTO OU LINHAÇA, E UMA PROTEÍNA, que pode ser o tofú, o ovo ou muçarela de búfala.

Quanto melhor a combinação, mais fácil emagrecer. Não tenha medo de comer ovo, que é um alimento incrível.

COMBOS DE SUCESSO

café da manhã
Fonte: Unsplash

Abaixo, seguem três opções, recomendadas por nutricionistas, que são práticas e funcionais para quem está na busca de uma nova silhueta.

OPÇÃO 1 

Tapioca (2 colheres de sopa de tapioca + 1 colher de sopa de chia ou linhaça) com frango desfiado, tomate e cebola + 1 salada de frutas ou 1 copo de suco funcional (folha de couve orgânica pequena + 1 pires com a fruta escolhida. Bata e beba sem coar).

OPÇÃO 2

Pão ou torrada integral (de preferência sem glúten) + ovo mexido com tofu e tomate + 1 pires de fruta com chia por cima.

OPÇÃO 3 

Barquinhas de tapioca (prepare a tapioca normalmente, corte em fatias e coloque no forno até que o formato seja o de uma barquinha) + patê de berinjela com um fio de azeite + suco com frutas vermelhas a gosto.

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