Cabelo e maquiagem

Cachos: você sabe qual seu tipo de cabelo?

- Por Isabela Guedes
cachos

Você sabe qual o seu tipo de cacho? Isso mesmo, seu tipo de cacho. Engana-se quem pensa que cabelos cacheados ou crespos são todos iguais. Cada tipo tem características específicas e assim, cuidados diferentes.

Uma divisão bem conhecida dos cabelos cacheados é a que usa as categorias 2, 3, 4 e as subcategorias a, b, c. É claro que nem todo cabelo vai se encaixar perfeitamente em uma ou outra, ele pode ter características de mais de uma categoria, mas é interessante saber a qual delas seu cabelo pertence, ou pelo menos em quais delas ele se encaixa, para poder comprar produtos certos e mesmo definir alguns cuidados com as madeixas.

Tipo 2

cachos
Fonte: Unsplash

O cabelo tipo 2 não é nem liso, nem cacheado. Ele tem ondulações que podem ser discretas ou mais fortes, normalmente elas estão presentes nas pontas do cabelo, pois a raiz é praticamente lisa. Uma dica essencial para manter os cabelos tipo 2 em ordem é achar o corte certo!

2A: esse tipo de cabelo tem ondulações bem leves, é facilmente confundido com um cabelo liso. Uma das características dele são as pontas ressecadas e a raiz oleosa.

2B: esse cabelo ainda mantêm a raiz lisa, mas as ondulações ao longo do fio são mais marcadas. Um corte certo ajuda a controlar o volume.

2C:  com um volume maior do que os anteriores, o 2c está chegando no cabelo cacheado. As ondulações são bem marcadas, mas não chegar a formar cachos definidos, o que pode ser facilmente feito com um finalizador.

Tipo 3

Chegamos nos cachos! Acompanhados de um volume extra, claro. Aqui a dica para manter a cabeleira bonita é a hidratação, pois cabelos do tipo 3 em diante tendem a ser mais ressecados.

3A: os cachos desse tipo de cabelo já são bem definidos, mas são maiores e espaçados. Quando muito longo, a raiz pode ficar mais lisa e perder o volume, no entanto, o cabelo tem um balanço natural e você não precisa se preocupar em modelar ele.

3B: aqui os cachos começam bem perto da raiz, que fica ondulada, e são menores do que no 3a, o que pede um cuidado reforçado.

3C: esse tipo de cabelo passa a ter cachos desde a raiz, tendo mais volume que os anteriores. Eles são menores e mais intensos e o corte certo é ideal para valorizar essa característica do cabelo.

Tipo 4

cachos
Fonte: Unsplash

Chegamos aos cabelos crespos. Eles são mais frágeis e tendem a ter mais volume. A hidratação continua sendo essencial para manter a cabeleira linda.

Os produtos com óleos vegetais são ótimas opções para dar um brilho a mais, mas claro que devem ser específicos para esse tipo de cabelo.

4A: os cachos diminuem ainda mais nesse cabelo, que é mais fino e tende a ser mais ressecado que os anteriores. Pelo tamanho eles podem se misturar e perder a definição, mas nada que um creme específico não resolva.

4B: os cachos seguem diminuindo. O grande desafio desse cabelo é manter a definição, então aposte nos cremes e na hidratação. Um cuidado a mais na hora de pentear é ideal, pela delicadeza dos fios.

4C: aqui o cabelo perde o formato dos cachos e ganha uma característica mais zig zag. Ele é mais denso e fino, tornando hidratantes indispensáveis para manter a saúde dos fios. A dica é usar todo volume a seu favor, aposte em um garfo (pente) com dentes largos para moldar melhor o visual.

Agora que você já sabe qual é seu tipo de cabelo, é só partir para os cuidados. Seja com poucos ou muitos cachos, seja crespo ou encaracolado, o importante é assumir a cabeleira e toda a beleza natural que ela tem.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?