Tendências

Cachecol, echarpe ou lenço: dicas para não errar na escolha

- Por Isabela Guedes
cachecol

Um verdadeiro look de inverno tem que ter cachecol. Ou lenço, ou echarpe, não importa. A questão é que essas peças são fundamentais para manter o visual e de quebra, proteger do frio.

Primeiro, é importante saber a diferença entre essas três peças, assim fica fácil decidir qual a melhor escolha na hora de compor o look do dia.

Os cachecóis normalmente são feitos de lá, tricô ou crochê, tecidos mais pesados e por isso, são os mais recomendados em dias de frio. Tendem a ser estreitos, para usar em volta do pescoço, e compridos, dando um efeito volumoso.

cachecol
Fonte: Unsplash

A echarpe é uma peça maior, retangular, larga e comprida. São recomendadas para dias medianos, pois são feitas em algodão, chifon ou voile. Um diferencial desse acessório é que pelo tamanho, além de ser usada em volta do pescoço, ela pode ser usada sobre os ombros.

Já os lenços são a escolha certa nos dias em que o frio pesado dá uma brecha. Normalmente são feitos de algodão, cetim ou seda. O diferencial é o tamanho, eles podem ser pequenos e retangulares, longos e compridos, é opção que não acaba mais.

Uma ótima pedida para dar um diferencial naquela roupa básica.

(Dica especial: os lenços pequenos, além de uma ótima escolha para o pescoço, são também uma opção para incrementar aquela bolsa básica. Amarre o lenço na alça e terá um detalhe que faz toda diferença.)

Cada rosto, uma escolha

Cachecol, lenço e echarpe são acessórios que toda mulher pode e deve usar. É bom lembrar que se a peça for chamativa, ela vai destacar a parte do corpo onde será usada, então vale ficar de olho nas seguintes dicas:

Para aquelas que têm o rosto mais redondo e o pescoço mais curto,  uma opção é não acumular volume em volta do rosto. Como? Use ele aberto. Pendure ou amarre no pescoço, mas deixe as pontas soltas.

Já as mulheres que tem pescoço e rosto fino, podem usar e abusar desse volume.

Cores e estampas

cachecol
Fonte: Unsplash

Não precisa nem falar que a escolha da peça é essencial para dar ao visual aquele toque mais sério ou mais despojado.

No inverno as cores escuras tomam conta do cenário e para quebrar essa cena, uma peça colorida e lisa é a escolha perfeita. Ela será o ponto alto do look.

Agora, sempre existe a opção de estar com toda a roupa colorida, vale ter cuidado com a escolha das cores, mas mesmo no inverno, elas são sempre bem vindas.

Ainda falando sobre as peças coloridas e lisas, temos as cores neutras. Elas são discretas e deixam o visual mais sofisticado.

Já quando as opções são estampadas não precisa ter medo de errar. Hoje e dia, a mistura de cores e estampas é uma ótima pegada e uma dica para não pisar na bola é combinar paleta de cores.

Sejam listras, xadrez, estampas étnicas ou animais, peças chamativas são a escolha certa para destacar o visual.  E se não quiser ousar, sempre tem aquela dica clássica: com essas peças, use roupas lisas e básicas. Não tem erro.

E falando em clássico, chegamos ao pretinho básico. No inverno, com a paleta de cores mais escuras, o cachecol preto é indispensável. Quando o look estiver pesado e cheio de estampas, ele vai suavizar o visual. Já se o look for todo escuro ou monocromático, a peça casa com todo o resto e claro, forma um visual sofisticado.

Depois de todas essas dicas, chegou a hora de colocar a criatividade em prática, seja com cachecol, lenços ou echarpes, opções não faltam. E então, qual você gosta mais?

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?