Escolha uma Página

Manter os cabelos saudáveis e bonitos não precisa ser uma tarefa complicada, e muito menos um sonho distante! Com alguns cuidados básicos é possível conseguir fios incríveis e livres de danos, prevenindo probleminhas comuns, como a quebra e o ressecamento.

Separamos 5 dicas que facilitarão a sua vida, para que você consiga manter a saúde das madeixas sem sacrifício.

1. Cuidado com a frequência das lavagens

cabelos saudáveis
Fonte: Unsplash

O tempo necessário entre as lavagens pode variar entre diferentes tipos de cabelo (oleoso, seco, misto, etc…), mas tentar fazer uma pausa entre elas é indispensável para evitar problemas e manter os cabelos saudáveis.

Tudo em excesso é ruim, lavar expõe à ação mecânica de esfregar que desgasta o cabelo.

Caso você tenha o cabelo oleoso, pode lavar todos os dias, mas evite esfregar com força, faça movimentos suaves e quando puder, pule um dia (realize a lavagem dia sim / dia não).

2. Lave corretamente as madeixas

A lavagem correta também é muito importante para manter seus fios perfeitos e os cabelos saudáveis, então se atente para detalhes como a temperatura da água e os produtos escolhidos. A água muito quente abre a cutícula dos fios e isso acaba desgastando-os, portanto o ideal é usar a água de morna para fria.

Os produtos profissionais também devolvem melhor às condições naturais das madeixas, se comparados aos comuns, então procure por eles e aposte especificamente nos produtos voltados para o seu tipo de cabelo.

3. Não exagere no secador, chapinha, modeladores e afins

cabelos saudáveis
Fonte: Unsplash

Ferramentas de calor devem ser usadas o mínimo de vezes possível por semana, e com produtos de proteção térmica. Elas são um inimigo natural dos cabelos saudáveis.

Secador, chapinha, babyliss e até modeladores de cachos costumam fazer parte da rotina de muitas mulheres, no entanto, o excesso de uso traz tantos prejuízos que a modelagem pode não valer a pena.

A ferramenta de calor é o que mais danifica os fios, mas se você utilizar xampu, condicionador e os cremes para hidratação corretos, fizer a manutenção de nutrientes e respeitar um intervalo regular os fios vão resistir bem.

Ao sair e se expor ao sol aplique o protetor, ao passar um dia na praia por exemplo, aposte nos sprays térmicos.”, indica.

4. Cuidado ao manusear os fios

Esqueça o mito das “mil escovadas ao dia”, a verdade é que quanto menos intervenção seus cabelos receberem, melhor será a sua condição geral.

Demasiado contato com as mãos acaba danificando os fios. Pentear demais também acaba desgastando e abrindo a fibra capilar.

Isso é algo simples, mas que influencia demais na saúde e beleza, então se o cabelo já está arrumado evite ficar mexendo nele. Pentear depois de seco, sem ele estar polido e escovado, só tende à tirar a forma e trazer danos futuros.

5. Respeite a periodicidade dos tratamentos

Você costuma fazer procedimentos sempre que tem vontade, e não se atenta ao tempo entre as visitas ao salão? Acenda o sinal vermelho então. Encontrar a frequência correta é algo muito importante, e a maioria das mulheres erram nessa periodicidade de tratamento, seja ele de nutrição, alisamentos ou colorações.

As mulheres que descolorem as madeixas, devem respeitar um prazo de três em três meses para não detonar os fios, a dica é manter uma manutenção trimestral do seu alisamento, e semanal ou quinzenal de reparo. Para aquelas que possuem uma rotina muito corrida, a dica é montar um “cronograma capilar” e adequá-los a sua agenda.

Esse cronograma capilar vai te ajudar a manter a hidratação no cabelo, mesmo com todos os procedimentos que você faz nele. Assim, essa ajuda que você dá aos fios, os ajuda a aguentar as intervenções químicas que ele sofre. Todos esses cuidados te ajudam a manter os cabelos saudáveis e lindos.

E então? Anotou as dicas? Lembre que todas são essenciais para manter um cabelo saudável e bonito, desejo de onze entre dez mulheres. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas