Cabelo e maquiagem

Cabelos: dicas para manter os fios saudáveis no dia a dia

- Por Isabela Guedes
cabelos

O cuidado com os cabelos é uma atividade diária. Ficar de olho nas mudanças e características do seu cabelo é muito importante, porque só assim você consegue identificar as melhores práticas para deixá-lo bonito e saudável!

Apesar das individualidades de cada tipo, alguns cuidados com o cabelo são gerais e podem fazer muito diferença no dia a dia. São hábitos e práticas que podemos mudar ou acrescentar à rotina, que vão trazer benefícios para os fios. Afinal, quem não quer um cabelo lindo?

Não exagere no condicionador!

cabelos
Fonte: Unsplash

Para começar, é importante que você escolha um condicionador que seja voltado para o seu tipo de cabelo. Em segundo, vale lembra que, principalmente para quem tem cabelos oleosos, o condicionador deve ser aplicado do meio do cabelo para as pontas e nada de encher a cabeça de creme. Muito menos de deixar o creme no cabelo para “hidratar”. O condicionador não é o produto ideal para esse tipo de hidratação, ou seja, ele deve ser tirado completamente do cabelo após o banho. Deixá-lo lá, vai prejudicar a saúde do seu cabelo.

Proteção no sol

Praias, piscinas e exposições prolongadas ao sol pedem um cuidado especial com o cabelo. Existem cremes especiais voltados para isso, que tem junto protetor solar (indispensável, hein!). Assim, opte sempre por esses produtos e não ache que qualquer creme pode proteger o seu cabelo. Cada hidratante ou máscara tem uma química específica e nem todas são ideais para exposição solar. Ou seja, se você apostar na máscara errada, ao invés de proteger, vai prejudicar ainda mais o cabelo.

De olho nos produtos

Não saia por aí aplicando qualquer produto no seu cabelo. Hoje, as linhas cosméticas oferecem mil e uma opções, para todos os tipos de cabelo e é importante que você tenha o cuidado de ficar de olho nisso. Não é porque um creme foi bom para sua amiga que vai dar certo para você. Então, evite fazer testes com qualquer química no cabelo pois isso pode trazer muitos danos. Mais importante ainda, sempre que for fazer uma química, procure um especialista e verifique a qualidade dos produtos. Seu cabelo merece esse cuidado!

cabelos
Fonte: Unsplash

Cabelos molhados

Evite dormir com o cabelo molhado, isso pode prejudicar não só os fios como o seu couro cabeludo. O ideal é que o cabelo seque naturalmente, mas para casos nos quais isso não é possível, aposte no secador – sempre tomando os devidos cuidados para não queimar o cabelo, por exemplo, aplicando um protetor térmico antes da secagem.

Outra dica importante é não prender o cabelo enquanto ele estiver molhado. Não é a melhor forma de controlar o volume dele e ainda por cima, pode enfraquecer os fios e tornar o couro cabeludo propício a fungos e caspa. Ninguém quer isso, certo?

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?