Cabelo e maquiagem

Cabelos e um cuidado mais profundo

- Por Isabela Guedes
cabelos

Você tem cuidado dos seus cabelos como eles precisam? Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo de dar a devida atenção aos nossos cabelos e, às vezes, chega ao ponto de só o tratamento de rotina não dar mais conta. Aí, as madeixas acabam ficando ressecadas, sem vida, com muito frizz e pouco brilho. Nesse momento, elas precisam de uma boa hidratação!

cabelos
Fonte: Unsplash

A hidratação é a responsável por fazer a reposição de água no fio, por isso ela á tão importante para manter a beleza dos seus cabelos. Mas antes de falar um pouco mais sobre hidratação, é importante destacar que essa não é a única forma de trata o seu cabelo. Mas, dependendo do estado de fragilidade em que ele está, ele pode estar precisando de outro tipo de tratamento. Uma dica bem legal é fazer o teste de porosidade.

Para isso, você vai precisar de um fio de cabelo e um pote com água, de preferência um pote de cor clara, para facilitar a visualização. Depois, é só colocar o fio na água e ver o que acontece: se o fio afundar, você precisa de reconstrução; se ficar no meio, é preciso de nutrição; se boiar, a necessidade é de hidratação.

E para quem precisa de hidratação, esse post é para você! Não fique aí pensando que uma boa hidratação só pode ser feita no salão. Seguindo algumas dicas, você mesma é capaz de hidratar o seu cabelo em casa e deixa-lo bonito e saudável de novo. Assim, o passo inicial é manter uma rotina de hidratação. Nos casos mais críticos, o indicado é hidratar uma vez por semana; se estiver mais tranquilo, faça a cada 15 dias. E sempre que os fios passarem por algum processo químico, ficarem expostos a água do mar ou da piscina ou demais ao sol, a hidratação é obrigatória.

E isso vale para todos os tipos de cabelos: lisos, cacheados, crespos, oleosos, secos, tingidos. Quer hidratar o seu? Então confira as dicas que nós separamos para você!

Hidratação com cremes prontos

A maneira mais comum de fazer hidratação no cabelo em casa é utilizando máscaras prontas. Os produtos, geralmente um creme mais espesso, dão conta de, sozinhos, restaurarem a beleza e a saúde dos fios e costumam ser bem acessíveis – tanto de preço quanto de variedade.

A aplicação também não é coisa de outro mundo, é possível fazer em casa sem dores de cabeça e sem a necessidade de ir ao salão. Normalmente, cada creme vem com a especificação na embalagem de como deve ser usado e é importante seguir as instruções.

As opções de máscaras de hidratação no mercado são inúmeras! Por isso, é importante que você conheça o seu tipo de cabelo e consiga identificar, ainda que de forma superficial, qual a necessidade dos fios. Então, isso facilita a escolha do melhor produto a ser utilizado. Mas, na hora de comprar um creme, leia com atenção a embalagem. O fabricante costuma indicar as funcionalidades do produto e isso pode te ajudar muito. De forma geral, o passo a passo para aplicação do creme é bem simples:

  • Lave o cabelo com shampoo;
  • Enxague bem;
  • Aplique a máscara no cabelo molhado;
  • Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem;
  • Enxague e finalize como de costume.

Hidratação com receitas caseiras

Os produtos naturais também podem ajudar muito na hidratação dos fios. Assim, os ingredientes naturais contribuem das mais diferentes maneiras para o seu cabelo e a gente pode usar coisas que você nem imagina. Aqui a vantagem é dupla: você consegue um ótimo efeito, com fios mais hidratados e bonitos, e gasta ainda menos (ou nada!), só utilizando o que você já tem em casa.

Veja três receitas bem simples e muito boas que vão deixar os seus cabelos cheios de vida:

cabelos
Fonte: Unsplash

Hidratação com azeite de oliva: separe uma quantidade suficiente de azeite para toda a extensão do seu cabelo e aqueça no micro-ondas. Então, aplique da raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo por alguns minutos. Assim, cubra os cabelos com uma toalha aquecida e deixe agir por uma noite – isso mesmo! Você vai dormir com a sua hidratação – ou, pelo menos, 30 minutos, caso você não possa dormir com ela. E finalize lavando normalmente com shampoo e condicionador.

Hidratação com abacate: descasque um abacate maduro e amasse-o bem. Então, acrescente duas colheres de azeite e misture até formar um líquido grosso e homogêneo. Aplique nos cabelos úmidos, depois de já ter lavado com shampoo. Assim, deixe agir por 30 minutos e enxague.

Hidratação com mel: misture meio copo de mel e três colheres de azeite. Aplique nos cabelos, começando do couro cabeludo até as pontas. Enrole a cabeça com uma toalha aquecida e deixe agir por 30 minutos. Então, finalize lavando com shampoo.

Vale lembrar que muitas das receitas caseiras extrapolam a ação de hidratação e têm também ação nutritiva. Então, nesse caso, além de repor a umidade do fio, a aplicação da máscara vai ajudar na reposição dos lipídios, mantendo o cabelo bonito e alinhado. As receitas que levam óleos, por exemplo, têm essa dupla ação.

Gostou das dicas? Então, agora não tem mais desculpa para não hidratar o seu cabelo. Mãos a obra!

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?