Escolha uma Página

Os cabelos afros na década atual são sinônimos de atitude e libertação. Durante décadas da dominação dos cabelos lisos e da necessidade de chapinhas e alisamentos químicos era difícil encontrar a garota que assumisse os afros e os cachos – destaques da década de 70, quando o Black Power surgiu como uma ideologia e cultura.

Felizmente, a tendência vintage da década de 2010 e a segurança das mulheres que querem assumir o que são fizeram com que os cabelos afros voltassem com tudo nas passarelas e nas ruas. Além de penteado da moda, o afro é uma manifestação contra os padrões de beleza tradicionais e contra químicas e processos de alisamento tão prejudiciais à saúde.

cabelos afro

Desvantagens

Os cabelos crespos e cacheados são alvos fáceis do frizz, do ressecamento, do volume e também podem embaraçar com mais facilidade, mas todos esses problemas são dribláveis e nesse artigo vamos dar algumas dicas para fazer isso.

Vantagens

Perto das desvantagens, as vantagens de ter cabelos afros são várias e as meninas de cabelos crespos devem se apegar a elas para assumir o que é natural.

Os cabelos curtos, por exemplo, são práticos e destacam mais as linhas e feições da face. Além disso, os afros curtos são estilosos, dão atitude e dificilmente passarão despercebidos. Eles também são facilmente combinados com acessórios, como lenços, flores, turbantes e brincos, por exemplo.

Cuidando dos cabelos afros

Hidratação

Para ter um afro perfeito, a boa hidratação é o segredo. Para isso, você pode usar óleos no lugar de cremes. O fio crespo tem dificuldade em absorver oleosidade, por isso os óleos são mais eficientes e a hidratação é essencial, pois sem ela, os cabelos ficam muito ressecados.

cabelos afro

Como cuidar dos afros todos os dias

Além da hidratação, há outras pequenas atitudes que podem ser tomadas para deixar o corte ainda melhor:

  1. Não penteie os cabelos afros na hora de acordar
    Pentear s cabelos pode aumentar muito o volume e fazer com que os cachos percam a forma. Quando acordar, apenas arrume os fios com os dedos e cremes para pentear.
  2. Prenda os cabelos antes de dormir
    Prender os fios antes de dormir também evita que os cachos percam a forma durante a noite.
  3. Não durma de cabelos molhados
    Deixar os cabelos molhados durante a noite pode acabar com a saúde dos fios crespos. Por causa da forma e da textura, esse tipo de cabelo favorece a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo e a umidade só piora.

Opções de penteados e cortes para cabelos afros curtos

Agora que você já sabe como cuidar dos fios crespos, conheça algumas opções de cortes e penteados que você que possui um afro curto pode adotar:

  1. Moicano
    Com o auxilio de grampos para cabelos, prenda os fios nas duas laterais da cabeça e deixe uma mecha na parte de cima solta. Finalize com um fixador para nenhum fio sair do lugar.
  2. Tranças
    Os rastafáris e as tranças são velhos conhecidos do cabelo afro. Nos afros curtos modernos, as tranças podem ser feitas de forma discreta na lateral, com o trançado apenas em um lado e o resto do cabelo solto, por exemplo.
  3. Afro reto
    O corte reto no afro é uma opção para diminuir o volume do cabelo sem abandonar a forma afro.
  4. Acessórios
    O afro combina com uma grande variedade de acessórios. Você pode investir em turbantes, lenços, tiaras, flores, combiná-los com brincos e colares grandes… Todos os elementos juntos com esse estilo de cabelo ficam ótimos e dão muito estilo a quem os usa.
  5. Outros
    Uma opção muito comum das meninas que adotam os cabelos afros e baixar o volume apenas da nuca. Com esse corte, a garota pode moldar os fios de diversas maneiras, podendo deixar o formato do afro quadrado, triangular, quadrado, entre tantas outras opções.
    Os especialistas recomendam a manutenção e o corte dos fios de um em um mês. Se passar disso, o corte pode perder a forma com o crescimento dos cabelos.
× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas