Escolha uma Página

A escolha da cor do batom vai muito além da moda e do gosto pessoal, ela também interfere diretamente em como as pessoas percebem o seu sorriso e até o rosto como um todo. O produto certo pode te ajudar a clarear os dentes, aumentar ou diminuir os lábios e até ressaltar o bronzeado.

Aposte

Para clarear os dentes

batom
Fonte: Pixabay

Tem a impressão de que algumas cores deixam os seus dentes mais amarelos? Não é apenas você que percebe, é algo real.

Os batons mais escuros, como o vermelho e o vinho, costumam mostrar os dentes amarelos. Já os tons de nude puxados para o rosa acabam desfocando a atenção e dão a aparência de dentes mais claros.

Use marrons, incluindo o nude mais amarronzado, com cautela.

Para aumentar os lábios

Não é apenas o truque de contorno que funciona para aumentar os lábios, a cor também dá uma ajudinha especial. As cores mais quente como laranja, pink, fúcsia, vinho e vermelho aumentam os lábios, principalmente se você quiser fazer o contorno com o lápis. A textura mais brilhante e criar um degradê também complementam esse efeito.

Para diminuir os lábios

Se você acha que tem os lábios volumosos e não quer ressaltar essa característica – algo que pode ser interessante ao usar um olho bem destacado – a tonalidade também entra para jogar a seu favor. Quando os lábios são grandes o melhor é ir para os tons de nude e os mais clarinhos, bem próximos da cor natural dos seus lábios. Tudo que for mais brilhante aumenta, então nesse caso prefira os batons com acabamento matte.

Para ressaltar o bronzeado

batom
Fonte: Pixabay

Se você gosta de exibir aquele bronzeado impecável o batom também pode ser um grande aliado. Os no tom coral e mais dourados ressaltam bem a sua cor do verão.

Mas se você usa um batom sem brilho, bem matte, da cor dos seus lábios ou mais claro, quase da cor da pele, você vai ter o efeito contrário e empalidecer.

Para atenuar rugas 

Algumas cores acabam tendo o efeito negativo de destacar pequenos vincos e linhas de expressão próximos aos lábios, e tudo vai depender da cor que está a sua pele.

Se você está bronzeada o laranja e as cores quentes em geral vão mostrar mais ainda, isso acontece porque faz um tom sobre tom e deixa o rosto todo uniforme, o que ressalta demais todos os defeitinhos da pele e os traços.

O ideal é ter contraste, então se você quer usar um laranja a pele deve estar mais fria. Caso contrário, prefira um nude – que deve ser usado só com os lábios bem hidratados – ou uma cor escura como o vinho e roxo.

Para dar uma aparência saudável

A falta de contraste também pode acabar te empalidecendo, o que costuma evidenciar manchas, olheiras e deixar a aparência cansada. Quer fugir desses efeitos? Se a sua pele é muito clara, ela vai para o rosa clarinho podendo ter esse empalidecimento.

Já se você é mais morena ou negra é interessante evitar os tons muito próximos da sua pele. Como o marrom, por exemplo, porque isso vai te deixar toda da mesma cor e não vai dar um destaque legal, prefira vinhos e tons mais escuros e contrastantes. 😀

× Como podemos te ajudar?
Pular para a barra de ferramentas