Moda e estilo

Adeus barriga: Como se livrar da gordura localizada

- Por Isabela Guedes
barriga

As calças não fecham mais e anda difícil usar blusinhas mais justas ou curtinhas por causa da barriga que está incomodando? A GORDURA ACUMULADA NA REGIÃO ABDOMINAL infelizmente é um mal que acomete várias mulheres. Mas até para ela existe solução! Reunímos DICAS DE ALIMENTAÇÃO ideais para perder o volume nessa área. Fique de olho!

POR QUE ELA EXISTE?

barriga
Fonte: Unsplash

A GORDURA QUE SE ACUMULA NA BARRIGA É DIFERENTE da que preenche o resto do corpo.

Sua principal característica é responder muito a ALTERAÇÕES HORMONAIS, sendo influenciada por hormônios como o cortisol, a testosterona, o estrogênio e principalmente o excesso de insulina.

Isso quer dizer que situações de ESTRESSE, SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO, DIABETES E ATÉ O PERÍODO DA MENOPAUSA, para as mulheres, ou da andropausa, para os homens, favorecem um maior acúmulo de gordura na barriga.

É também por isso que se livrar da famosa “pança” é tão desafiador. SÓ DIETA E EXERCÍCIO MUITAS VEZES NÃO RESOLVE. Para se livrar da gordura abdominal, a pessoa pode ter que investir em uma alimentação com índice glicêmico mais baixo e controlar hormônios com medicamentos.

A IDADE DA MULHER é outro fator que influencia nessa equação. Inclusive, ao longo dos anos, é comum que o corpo feminino deixe de ter um formato de pera – quando a gordura se acumula mais nos quadris e coxas – para assumir uma silhueta que lembra a de uma maçã.

É algo que esteticamente desagrada muitas mulheres, mas a endocrinologista lembra que a preocupação, neste caso, vai muito ALÉM DA APARÊNCIA: O aumento de gordura abdominal está relacionado com o RISCO DE CÂNCER, HIPERTENSÃO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA

barriga
Fonte: Unsplash

De acordo com a especialista, para se livrar dos quilinhos a mais nessa parte do corpo, normalmente se recomenda uma dieta de BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO.

Outro tipo de dieta que ajuda é a CETOGÊNICA. A médica esclarece: Ela REDUZ O CARBOIDRATO A UM CONSUMO MÍNIMO, favorecendo o uso de mais proteínas ou de proteínas e gorduras, dependendo do caso.

Além disso, CORTAR A INGESTÃO DE ÁLCOOL e investir em um SONO DE BOA QUALIDADE, de pelo menos oito horas por dia. 

É preciso procurar uma VIDA MAIS SAUDÁVEL, com a prática de exercícios físicos. Eles não atuam tanto nessa gordura abdominal, mais na gordura periférica. No entanto, são importantes para a PERDA DE PESO GERAL, para ACELERAR O METABOLISMO e ainda têm AÇÃO VASODILATADORA, que auxilia no transporte dos hormônios.

Por fim, este período de FRIO É IDEAL PARA INVESTIR NA PERDA DE PESO. Ao mesmo tempo em que no frio buscamos mais calorias, é uma época que favorece muito a perda de gordura. Estudos mostram, aliás, que se exercitar a menos de 17oC ajuda bastante nessa queima. Tudo, é claro, com responsabilidade e acompanhamento médico. Do contrário, A PESSOA PODE ACABAR DOENTE e de cama.

Podemos guardar cookies?

Para garantir a melhor experiência a você nós armazenamos Cookies em seu dispositivo, clicando em "Sim" você concorda com nossos Termos de uso e Políticas de privacidade

Sim
Gostaria de tirar dúvidas pelo Whatsapp?